2015/04/06
Cientistas já podem afinar a foto-síntese para qualquer cor que desejem
A Natureza habituou-nos a ver o verde das plantas como sendo a forma mais eficiente para aproveitar a luz do Sol, mas os cientistas conseguem agora afinar o processo da foto-síntese de modo a absorver qualquer espectro de cor desejada.
Os cientistas centraram a sua atenção sobre a clorofila, o pigmento responsável por absorver a luz nas plantas, e são agora capazes de a alterar de modo a poder absorver qualquer gama de cores desejada.
Contrariamente ao que a sua cor possa fazer parecer, a clorofila é eficiente a absorver a luz no espectro azul e vermelho, mas não no verde - sendo por isso que vemos a cor verde que é reflectida.
Esta possibilidade de se afinar a clorofila para absorver qualquer cor abre novas possibilidades, que vão desde a possibilidade de criar plantas geneticamente modificadas e que poderão aproveitar a luz do Sol (ou artificial) em ambientes especiais de forma mais eficiente, à eventual aplicação da tecnologia na melhoria da eficiência de painéis solares.
Portanto, se daqui por uns anos começarem a ver alfaces azuis em vez de verdes, se calhar é apenas uma alface alterada para se alimentar de um espectro de luz que seria desaproveitado pelas folhas verdes...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)