2015/04/18

Constrói uma lanterna LED equivalente a uma lâmpada de 1000W (por $40)


Qualquer pessoa que já tenha tentado tirar fotografias ou filmar no escuro rapidamente perceberá porque motivo os sets de produção dos filmes estão repletos de holofotes e iluminação potente. A luz é essencial para se captarem fotos ou vídeos de qualidade, e felizmente é algo que se pode resolver por valores bastante económicos... se estiverem dispostos a deitar mão à obra e criarem o vosso próprio "holofote" LED.


Este  "Sub-Blaster" é uma lanterna/holofote LED que pode competir com iluminação de 1000W, mas que o consegue fazer usando apenas um módulo LED de 100W (capaz de produzir 7500 lumen).



Este módulo LED (que na verdade consiste em múltiplos LEDs no seu interior) produz luz com fartura, mas tem o inconveniente de aquecer imenso. Felizmente há uma forma bastante eficiente de manter essa temperatura sob controlo: usando um dissipador de CPU.

Depois é só uma questão de tratar da parte electrónica de conversão e regulação da voltagem, para poder ser usado com baterias e podermos ajustar a luminosidade pretendida (sem "flickering" para não perturbar as gravações de vídeo), e criar uma estrutura para manter tudo no lugar certo.

No fim temos uma potente "lanterna" que pode não só ser usada para trabalhos de fotografia e vídeo, como até como lanterna hiper-potente para usarem quando houver necessidade de iluminar a noite.


1 comentário:

  1. Vi esse tutorial ontem, mas as baterias e transformador, fazem subir bastante o preço, para quase o dobro

    ResponderEliminar