2015/04/03

Manter versões de ficheiros no Google Drive

Quem usa o Google Drive certamente já terá dado uso ao sistema de versões que permite que rapidamente se retorne a uma versão anterior de um documento. O que poderão não saber é que o mesmo de aplica a todos os restantes tipos de ficheiros que lá colocarem.

Se, por exemplo, usam o Google Drive para manterem uma pasta de fotos importantes (ou vídeos, ou músicas, ou qualquer outra coisa) não terão que se preocupar com o caso de uma edição desastrosa os ter arruinado. O Google mantém as últimas versões de todos os ficheiros alterados, até um máximo de 30 dias ou 100 alterações - para além disso as versões irão sendo automaticamente eliminadas para poupar espaço.

No entanto, no caso de terem ficheiros realmente importantes, poderão especificar que determinadas versões serão para manter por tempo indefinido, garantindo que estejam sempre disponíveis mesmo que façam milhões de alterações posteriores (mas obviamente, fazendo com que o seu tamanho conte "a dobrar" para o vosso espaço no Google Drive.)

Para isso bastará clicarem com o botão direito no documento no Google Drive e seleccionarem "Manage Versions", que vos dará acesso às versões actualmente disponíveis do ficheiro, e onde poderão, para cada uma delas, eliminá-las, descarregá-las, ou fazer com que as mesmas sejam mantidas de forma permanente.

Se no futuro mudarem de ideias, bastará repetirem o processo e desmarcarem esta mesma opção para que as versões antigas sejam apagadas de forma automática pelas regras do Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)