2015/05/25

ESET detecta apps "scareware" no Google Play


Google tem feito tudo o que pode para evitar a entrada de apps maliciosas no Google Play, mas infelizmente ainda existem muitas que passam despercebidas e que têm chegado a milhões de utilizadores. A ESET descobriu mais de 30 apps scareware na loja oficial do Google, que se faziam passar por batotas e mods para o popular jogo Minecraft.


Quem descarrega uma app do Google Play poderá ficar com a ilusão de que, estando lá, se trata de uma app bem comportada. Mas a realidade é bem diferente. A ESET detectou mais de 30 apps que se faziam passar por cheats e mods para o Minecraft, e que poderão ter chegado a cerca de 3 milhões de utilizadores ao longo dos últimos meses.


De acordo com os investigadores da ESET, todas estas apps eram falsas, no sentido de que não só não continham qualquer da funcionalidade anunciada, como tudo o que faziam era exibir ecrãs com avisos assustadores (daí a designação de “scareware”) que levavam os utilizadores a crer que os seus dispositivos Android tinham sido infectados com vírus perigosos.

O passo seguinte era a recomendação de activação de um serviço de segurança, enviando um SMS que passaria a debitar €4,80 por semana.  Um processo que tinha que ser completado pelo utilizador, pois estas apps não tinham permissão para enviar SMS (muito provavelmente para não serem alvo de análises mais atentas, ou fazer com que os utilizadores ficassem imediatamente desconfiados e nem as instalassem.)

Entretanto, o Google já removeu do Google Play todas as apps que foram detectadas pela ESET, mas a recomendação habitual mantém-se: não é por se tratar de uma app que esteja nas lojas oficiais, ou que até possa ter milhares de downloads, que deverão confiar cegamente nela.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)