2015/05/20

Google Tone deixa-nos partilhar endereços no Chrome via som

O Google resolveu regressar às origens, e criou uma extensão para o Chrome que permite partilhar URLs com quem estiver por perto, usando... som.

Será curioso que esta extensão Google Tone para o Chrome vá ser considerada uma "inovação" por muitas pessoas, quando outras ainda se recordarão perfeitamente das incontáveis horas que passaram a ouvir o "chilrear" dos bits e bytes em coisas como o carregamento de programas no ZX Spectrum, ou os preâmbulos de sincronização dos modems nas linhas telefónicas.

É precisamente isso que faz esta extensão, que se limita a partilhar um URL no Chrome usando as colunas do computador; enquanto do lado do destinatário, o microfone à escuta permitirá descodificar o som e convertê-lo novamente um endereço. Para evitar as óbvias potencialidades de spam ou de distribuição de malware, quem recebe verá uma notificação na qual terá que clicar para abrir o URL recebido.


Não deixará de ser uma forma prática de partilhar um endereço em locais onde se tenham vários computadores reunidos mas onde nem todos poderão estar a usar os mesmos serviços de mensagens. E abre também possibilidades engraçadas, como eventualmente se poderem usar este tipo de códigos em músicas, filmes ou anúncios publicitários, como forma de nos direccionarem para determinadas páginas.

Se querem saber um pouco mais sobre como foi criado este Google Tone, que teve até direito a atenção especial na "afinação" de modo a que soassem bem aos ouvidos humanos, o Google partilha como foi a sua origem.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)