O Rhino Slider EVO parece ser tudo aquilo que os fotógrafos/videográfos em busca do timelapse perfeito precisam. Com um sistema de guias e motor de alta precisão para movimentos ultra-suaves, permite programar todo o tipo de movimentos que se desejem (havendo até um extra que permite que para além do movimento transversal também se adicione movimento de rotação ao longo do movimento.) Aliás, os extras não se ficam por aí, havendo também a possibilidade de adicionar uma roda de inércia para suavizar ainda mais os movimentos.
Embora este "deslizador" possa ser usado com qualquer câmara, tem a vantagem de também poder controlar algumas câmaras directamente - o que se torna útil no caso dos timelapses nocturnos, pois assim fica garantido que o disparo da câmara é feito com a câmara parada, não correndo o risco de uma foto em longa exposição ser feita enquanto o sistema se está a movimentar.
O problema é que este Rhino Slider EVO não é definitivamente um brinquedo para quem não leva os timelapses bem a sério, pois os seus preços começam nos 449 dólares - cerca de 400 euros - a que se somarão mais $60 de portes, e as generosas taxas aduaneiras.
... Mesmo que o resultado não fique ao mesmo nível, parece-me incentivo suficiente para se aventurarem a criar o vosso próprio slider motorizado usando as peças de uma impressora ou scanner velho.
Solução caseira
ResponderEliminarhttp://www.instructables.com/id/Raspberry-Pi-powered-time-lapse-dolly-RasPiLapse/