2015/05/05

USB kill usa qualquer dispositivo USB para proteger o teu PC


A maioria das pessoas não terá que se preocupar com a polícia a irromper pela sua casa para confiscar os seus computadores; mas para quem tiver qualquer preocupação em garantir que os dados nos seus computadores serão de mais difícil acesso poderá recorrer a este USB kill.

Quando as autoridades fazem uma operação contra crimes "digitais", uma das suas preocupações é garantir que os computadores não façam reboot, para não terem que enfrentar possíveis sistemas de auto-destruição ou de segurança acrescida. Uma das técnicas consiste na utilização de um "mouse jiggler", um aparelho que simula a actividade do rato a mexer (só mexe cerca de um pixel a cada poucos minutos, de modo a não interferir com o funcionamento normal) - mas que para quem utilizar este USB kill, acabará por ter o efeito contrário.

O USB kill é um script que monitoriza o computador e inicia um shutdown assim que for detectada qualquer alteração nas portas USB. Isto acontecerá quando alguém lhe ligar um destes mouse jigglers, ou também se tiverem uma pen USB que esteja amarrada ao pulso, e que seja arrancada caso vos puxem o computador das mãos. Para as próximas versões estão prometidas capacidades adicionar, como a capacidade de eliminar ficheiros de forma segura, e outras opções mais avançadas.

Não é o tipo de coisa que seja recomendável para um utilizador normal (ligam uma pen USB para transferir uns ficheiros e... pimba, lá vem um reboot!) mas para aqueles que se quiserem sentir como agentes secretos na posse de dados super importantes nos seus discos encriptados... é mais uma das ferramentas a adicionarem ao seu arsenal.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)