2015/06/25

Apple vai impedir que apps saibam que outras apps temos instaladas


Lembram-se de quando um smartphone era um campo aberto, onde as apps podiam fazer tudo o que queriam? Hoje em dia uma app tem que pedir permissão para aceder as fotos, aos contactos, à câmara, ao microfone, aos sensores... e em breve poderá ter que pedir também autorização para saber que outras apps temos instaladas.

Permitir que uma app saiba que outras apps temos instaladas pode ser benéfico e útil para muitas situações (por exemplo, se a app do Google souber que temos o Chrome instalado, poderá sugerir que se abra uma página lá em vez de o fazer no Safari). O problema é que essa capacidade está a ser usada cada vez mais frequentemente, por um número crescente de apps - como o Twitter - para efeitos de apresentação de publicidade.

Ao saber que um utilizador tem instaladas (ou não tem instaladas) determinadas apps, torna-se um alvo preferencial para certo tipo de campanhas publicitárias ainda mais direccionadas. Para além de habitualmente os serviços de publicidade já poderem definir padrões como: nacionalidade, sexo, faixa etária, e região; passam também a poder definir "se tem o Snapchat instalado", ou o YouTube, ou qualquer outra app ou combinação delas.

É aquilo que se pode considerar um abuso, e é por isso mesmo que a Apple diz que vai bloquear o acesso a esta informação. Fica a pergunta se a Apple irá bloquear isto de forma definitiva - e se assim for, qual será o impacto nas apps que usavam esta funcionalidade para fins "legítimos" - ou se apenas fará um controlo mais apertado sobre as apps que acedem a esta informação, ou colocará mais um aviso de acesso deixando a decisão a cargo do utilizador: "Esta app está a tentar aceder à lista de apps que tem instaladas. Permitir o acesso? Sim/Não".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)