2015/06/14

BMW prepara i8 mais potente para 2016?


O BMW i8 é uma autêntica maravilha dos tempos modernos, mas se estiverem interessados em comprar um (não se esqueçam de convidar para dar uma volta!) talvez seja mais prudente aguardarem mais um pouco, pois parece que a BMW já prepara um modelo melhorado para ser lançado no próximo ano.

O i8 pode ser um super-carro futurista disponível no presente, mas haverá quem possa ficar um pouco constrangido ao descobrir que este super-carro tem um motor com 1.5L de cilindrada e apenas 3 cilindros - uma motorização que mais depressa se associaria a um pequeno citadino.

Mesmo sabendo-se que a BMW fez essa opção em prole da eficiência, e que mesmo assim este pequeno motor desenvolve cerca de 230cv (aos quais se somam os do motor eléctrico), há rumores que apontam para que a marca germânica esteja a preparar uma variante mais potente, equipada com um motor 2.0L com 4 cilindros, e que poderá elevar a potência total combinada para perto dos 450cv (cerca de 50% mais que o actual).

Será uma forma da BMW demonstrar as capacidades da estrutura em fibra de carbono deste carro, que os engenheiros da marca dizem ser capaz de suportar potências de até 600cv sem problemas. Porque motivo não colocam já um motor capaz de chegar a esse valor? Talvez porque seja melhor ir vendendo estes modelos, e ficar com o caminho aberto para uma variante ainda mais potente daqui por mais 2 ou 3 anos...

Por mim, até me podiam oferecer um i8 só com 100cv... pois este é daqueles carros que nem me importava de conduzir apenas e somente dentro dos limites legais de velocidade. :)

4 comentários:

  1. Eu acho que o i3 REX (com Range Extender) está mais perto do ideal pois o motor a gasolina está lá apenas para carregar a bateria e não tem qualquer implicação directa na transmissão de movimento as rodas, ou seja se avariar ou se a manutenção não for tão rigorosa o carro não fica apiado. Isto porque a parte de transmissão eléctrica tem muito menos complexidade que um motor de combustão, e como tal tem muito menos manutenção. Ainda seria melhor se fosse possível destacar o motor de combustão para o dia a dia e apenas monta-lo para viagens maiores ;)
    Precisamos de mais marcas e produzirem concorrentes com este conceito do i3 REX mas com um custo de entrada mais reduzido (devia ser possível encaixar também mais ou menos módulos de bateria para reduzir o custo inicial mas poder mais tarde adicionar capacidade de EV ou adicionar o motor a gasolina) pois se não existe ligação mecanica seria possível encaixar apenas com contactos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens o Volt que saiu em 2010 em que o motor a gasolina apenas serve de gerador igualmente. Tive oportunidade de andar num já deve ter feito uns 2 ou 3 anos e achei muito melhor conceito. A começar por ter autonomia para 600 km e o consumo ser qq coisa como 3 ou 4 já não me lembro.
      Nunca percebi porque não se viu mais aposta neste tipo de modelos. É que os puramente eléctricos têm autonomias ridículas.

      Eliminar
    2. O Volt e o Opel Ampera (irmão Europeu do Volt) desde o inicio que houve polémica por lhe chamarem EV com extensão de autonomia pois descobriram que o motor a gasolina também pode transmitir movimento às rodas e nesse caso devia-se chamar híbrido.. que na realidade é o mesmo que acontece com este BMW i8, e pode até ser melhor para viagens maiores mas tem muito mais complexidade com várias embraiagens e mecanismos de sincronização dos motores que para mim perde uma grande vantagem dos EV's que é a simplicidade de apenas um motor eléctrico directo às rodas. Tenho dúvidas que um Volt ou um i8 com um problema na parte do motor de combustão reportada pelo computador de bordo consiga começar a andar...

      Eliminar
  2. Eletrico não tem de ser sinónimo de pouca autonomia.
    Basta olhar para os TESLA
    http://www.teslamotors.com/

    Pena o preço e a falta de estações de carregamento rápido fora dos Estados Unidos.

    ResponderEliminar