2015/06/28

Travão a vácuo pára os carros bem demais


De nada serve ter um automóvel equipado com os melhores travões do mundo, se depois não existir aderência suficiente entre os pneus e o solo para fazer desacelerar o veículo. É aí que entra este travão a vácuoo da Autoliv, cujo problema é... funcionar bem demais!

O sistema consiste numa placa situada na parte inferior do veículo, que em caso de emergência é projectada em direcção ao solo, criando uma enorme superfície de contacto e gerando um efeito de vácuo que a faz aderir ainda mais ao pavimento.


Na prática podemos dizer que é o equivalente a travar com os pés... mas onde os pés são esta gigantesca placa.

Com estes sistema a distância de travagem pode passar para quase metade da que se obtém num automóvel com os travões convencionais, mesmo em situações de pouca aderência (como estradas molhadas). Aliás, o problema é que este sistema funciona tão bem que, a velocidade mais elevadas (mais de 70Km/h) pode gerar forças G tão elevadas que poderiam causar ferimentos nas pessoas no interior do veículo.

É como se costuma dizer: não é a queda que nos mata... mas sim a súbita paragem ao bater no solo! :)


8 comentários:

  1. Parece-me um marco importante na evolução do sistema de travagens de emergência.
    No entanto deve aumentar muito a probabilidade de levar com o carro que vem a trás :)
    Fica a faltar um sistema para contrariar a força centrifuga das curvas para se poder fazer a curva com velocidades maiores sem sair da estrada ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não ia dar muito bom resultado. Já há tantos sistemas que dão aderência e estabilidade tais que muitos condutores se julgam pilotos, e quando alga coisa falha não sabem como foram parar à faixa contrária ou galgaram separadores. Deveria investir-se na segurança mas, acima de tudo, na consciencialização e educação/formação dos condutores.

      Mas atenção: não quero com isto dizer que seja contra a evolução das coisas. Nada disso. Fico fascinado com este tipo de inovações tecnológicas

      Eliminar
    2. Alga coisa = alguma coisa. Não sei o que se passou ahah

      Eliminar
    3. João Paulo, isto já não vai lá com consciencialização/educação; só vai lá com a remoção dos condutores dos veículos... e felizmente também se está a trabalhar para isso. :)

      Eliminar
  2. Muito bom para alisar o asfalto!

    ResponderEliminar
  3. Interessante, mas em piso "liso" é uma coisa, em estradas cheias de buracos como as da minha zona queria ver onde é que isso agarrava. :D

    ResponderEliminar
  4. Gostava de ver numa estrada esburacada...

    ResponderEliminar
  5. Mas há anos que penso numa coisa parecida, embora mt menos conseguida que esta, até pq danificava a estrada! Era um sistema que disparava um arpão/âncora contra o alcatrão!! hehehehe

    ResponderEliminar