2015/07/28

Android dá alertas no caso de alterações no sistema


Vivemos numa época em que se é forçado a desconfiar implicitamente de todos os dispositivos, e agora também os dispositivos Android começarão a apresentar mensagens de alerta quando detectam um sistema operativo diferente ou um bootloader desbloqueado.

Os dispositivos Android passarão a apresentar alertas com 3 níveis de severidade, para informar os utilizadores quando existe algo de estranho com os seus equipamentos.

O primeiro alerta, amarelo, surgirá para indicar que o dispositivo está a usar um sistema operativo diferente daquele que tinha sido instalado de fábrica. O segundo, laranja, serve de alerta nos casos em que o dispositivo está com o bootloader desbloqueado. E o terceiro, vermelho, alerta para os casos em que o sistema estará corrompido e poderá nem sequer funcionar como deveria.

São avisos que vão chatear os utilizadores fãs das experiências, mas que se compreendem como forma de alertar a maioria dos utilizadores, para quem firmwares alternativos e bootloaders são coisas que nem querem ouvir falar. Assim, será mais fácil para qualquer pessoa detectar alterações no seu dispositivo - sendo que, para aqueles que sabem o que fazem, será apenas uma mensagem que poderão ignorar e passar à frente.

... Preparem-se no entanto para um aumento das chamadas de "assistência técnica" por parte de familiares e amigos, que vos telefonem a relatar que os seus smartphones lhes estão a dar alertas amarelos e laranjas (esperemos que nunca se dê o caso de ser um alerta vermelho! :)a

1 comentário:

  1. Possivelmente em pouco tempo essas mensagens nas ROMs costumizadas não irão aparecer. É uma questão de tempo até alterarem as mensagens :)

    ResponderEliminar