Os cartões SIM foram um sistema inovador que nos permitia facilmente trocar de telemóvel e continuar a ter o nosso número (e contactos, etc.) mas actualmente os requisitos são outros e empresas como a Apple e Samsung mal podem esperar por se verem livre deles nos seus dispositivos - algo que poderá estar mais próximo do que se pensa.
À medida que os dispositivos móveis foram reduzindo em tamanho, também os cartões SIM foram acompanhando a tendência. Mas mesmo os cartões micro e nano SIM continuam a implicar a necessidade de se ter determinado volume reservado a essa função, com a necessidade dos sockets e forma de acesso físico para que se possa colocar/remover o cartão - os elementos que os fabricantes gostariam de remover para melhor utilizarem o reduzido espaço disponível no interior dos seus smartphones.
É que, na verdade, o espaço ocupado por um cartão SIM é, na sua grande maioria, um espaço inútil-
[o pequeno chip que se esconde dentro de um cartão SIM]
O que os fabricantes desejam é uma forma de poderem colocar apenas o chip de tamanho diminuto directamente no interior dos seus dispositivos, poupando espaço valioso. Mas para isso, têm que entrar em acordo com a GSM Association, coisa que finalmente parece estar a ser conseguida.
Actualmente a Apple já usa cartões SIM que permitem que os seus utilizadores facilmente possam trocar de operador sem necessidade de trocar de cartão; sendo um primeiro passo para atingir este objectivo. Um objectivo que já é ajudado pelo facto da GSMA já contemplar a possibilidade de existirem cartões SIM directamente integrados em certos tipos de equipamentos (como contadores de electricidade inteligentes, sistemas de monitorização remota, etc.)
Se tudo correr bem, em 2016 poderemos já começar a ver os primeiros smartphones GSM que dispensam a necessidade de um cartão SIM, bastando ao operador fazer a associação do mesmo à nossa conta. Será uma vantagem para os fabricantes e operadores (deixam de ter custos com os cartões SIM)... mas também não deixará de ser uma desvantagem para aqueles utilizadores que ainda têm por hábito trocar frequentemente de cartões SIM entre dispositivos. Mas, sendo estes uma minoria, terão que descobrir formas alternativas de lidar com o assunto.
Na verdade parece bastante simples a troca de sims, até mais do que a tradicional, bastando haver a possibilidade de fazê-lo via software.
ResponderEliminar