2015/07/02

Facebook elimina todos os artigos publicados via dlvr.it


Muitos utilizadores do Facebook serão hoje confrontados com um panorama desolador nas páginas que seguem através desta rede social. É que o serviço decidiu remover todos os artigos publicados através do serviço dlvr.it resultando numa autêntica razia que deixa milhões de páginas completamente vazias.

A proliferação das redes sociais deu origem a serviços como o dlvr.it, capaz de distribuir automaticamente os conteúdos de um site para as diversas redes sociais. Durante anos tudo correu sem incidentes, mas hoje, inesperadamente, o Facebook optou por informar o dlvr.it de que estaria a violar as condições do serviço ao fazer o preenchimento automático dalguns campos e suspendendo o serviço.

A parte mais polémica é que o Facebook não se limitou apenas a suspender o serviço, mas optou por remover todos os posts já publicados no Facebook, o que no nosso caso (e de outros) significa o desaparecimento de dezenas de milhares de posts ao longo dos últimos anos, assim como todos os comentários a eles associados.

É uma opção que me parece completamente abusiva, e que põe em causa a confiança no próprio Facebook... afinal... ninguém estará livre de que isto aconteça para qualquer outro serviço de publicação automática - e o Facebook não nos dá ferramentas para que isto seja feito sem recorrer a serviços de terceiros. Por agora, vou usar um sistema alternativo usando o IFTTT, mas espero bem que o Facebook e dlvr.it encontrem forma de repor todos os milhares de posts publicados...


Actualização: parece que o FB e dlvr.it já se "entenderam" e os posts removidos foram repostos, com o dlvr.it a prometer mais explicações para breve.

4 comentários:

  1. Anónimo2/7/15 14:37

    andava a tentar ter um sistema +/- desse género, ao colocar um post no meu site, que ele seja inserido automaticamente no facebook. alguém sabe se isso é possível através de php?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas,
      pelo que andei a pesqueisar à uns tempos atrás é possivél através da API do facebook, no entanto nunca consegui por a funcionar...

      Eliminar
    2. Anónimo7/7/15 18:32

      Boas,
      Depois vou experimentar com a tal API ;)

      Eliminar
  2. Eu acho que o problema aqui é que as pessoas sobre-estimam o controlo que acham que têm sobre o que postam no Facebook e sobre os conteúdos da sua própria conta.

    ResponderEliminar