2015/07/01

NOS lança dois canais de demonstração Ultra HD 4K (mas que obrigam a "tirar o cabo")

Com os ecrãs Ultra HD 4K a terem preços cada vez mais acessíveis, o passo que se segue é ter acesso a conteúdos que tirem partido da sua resolução 4x superior ao Full HD 1080p. Para isso, a NOS disponibiliza dois canais de demonstração: NOS Ultra HD 4K e o Hispasat 4K.

Estes dois canais estão disponíveis desde já para os clientes NOS, e irão maravilhar todos aqueles que tiverem um ecrã 4K (3840 x 2160 pixéis), revelando-lhes imagens que começam a rivalizar com a realidade. Este conteúdos 4K na NOS estarão disponíveis gratuitamente, para clientes cabo e fibra, 24 horas por dia: NOS Ultra HD 4K, exclusivo para os clientes NOS, e também o Hispasat 4K.

  • Hispasat 4K - transmite pequenos vídeos e documentários sobre a natureza, sobre a vida urbana e conteúdos culturais.
  • NOS 4K - transmite vídeos 4K captados em eventos associados à marca NOS, como NOS Primavera Sound, NOS Alive, etc.

No entanto, para se poder tirar partido desta tecnologia avançada, a NOS pede-nos que façamos uma operação bastante arcaica: a de retirar o cabo coaxial que entra na box para o ligarmos directamente ao televisor Ultra HD, que terá que ter a capacidade para descodificar o formato 4K/HEVC através do sinal de cabo/RF e não apenas através de HDMI. Uma imposição devida certamente à incapacidade da box da NOS em suportar a resolução 4K através do HDMI - mas que certamente o passará a fazer para as suas futuras versões.

Vamos lá ver quem conseguirá adiantar-se mais depressa na generalização de conteúdos 4K (e também HDR), se os serviços de streaming que vão crescendo a cada dia na internet, se os operadores de televisão convencionais.

7 comentários:

  1. Engraçado estarem já a transmitir em 4k quando não existe um único canal HD que seja sequer transmitido a 1080p.

    ResponderEliminar
  2. A Vodafone também anunciou um canal 4K.

    ResponderEliminar
  3. E comparações em os canais Zon 4K e os da Vodafone 4K podem fazer um artigo com essa informação?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Quer dizer que o sinal deste canal circula juntamente com os outros canais abertos no cabo coaxial em RF, sendo que os outros vão em analógico e este deve estar em digital. Mas será que no futuro existe largura de banda para todos os canais que circulam em RF passarem para 4k?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Vodafone faz parecido mas tem algumas vantagens:
      - usa fibra que no futuro não deverá ter falta de banda caso mais canais passem para 4k;
      - os canais que são injectados no cabo coaxial que dá a volta à casa vêm em fibra da rua, mas são regenerados ao passar para coaxial (menos sujeitos a interferências e problemas de distancia ou qualidade do cabo que afectam a qualidade do sinal)
      - estes canais que circulam no cabo coaxial ao contrario da NOS, são maioritariamente digitais (compatíveis com as TV TDT) e menos sujeitos aos problemas do sinal analógico.

      Eliminar
    2. Um canal digital usa muito menos largura de banda que um canal analógico; e no caso dos canais 4K usam o mais recente H.265 que praticamente coloca os requisitos de largura de banda ao nível do que era necessário para o Full HD em H.264. Pelo que... acaba por ir dar ao mesmo. :)

      Eliminar