2015/07/13

Servidores podem trocar RAM por memória Flash para maior eficiência


A arquitectura mais popular nos computadores actuais depende da memória RAM para funcionar; mas agora surge uma proposta que propõe substituir essa dispendiosa memória por memórias flash, sem perda de desempenho e ainda maior eficiência.

A memória RAM é um daqueles critérios importantes que faz com que esteja logo ao lado de características como o CPU e capacidade de armazenamento. É também um dos elementos mais dispendiosos num computador, sendo esse o motivo pelo qual ainda hoje os computadores vêm equipados com 4 ou 8GB de RAM, quando nos discos são comuns as centenas de Gigabytes ou até mesmo os Terabytes.

Um custo que se multiplica quando se fala de super-computadores ou server farms, onde por vezes se necessitam de terabytes de RAM para certas operações. E foi isso que levou investigadores do MIT a adoptar um conceito inovador, usando memória flash em alternativa à memória RAM.

Embora a memória flash seja milhares de vezes mais rápida que um disco rígido convencional, continua a ser bastante mais lenta que a memória RAM. Coisa que os investigadores compensaram isso usando os próprios controladores das memórias flash para fazerem parte do processamento. Para algumas funções específicas, os resultados falam por si: 20 servidores com apenas 20TB de memória flash foram tão rápidos quanto 40 servidores com 10TB de RAM.


Importa notar que este tipo de aplicação está vocacionado para tarefas específicas, e que não é o tipo de melhoramento que se possa transpor directamente para um computador doméstico - no entanto, para o crescente mundo das aplicações na cloud, onde é necessário processar terabytes e petabytes de informação da forma mais eficiente possível, sem dúvida que muitas empresas agradecerão toda e qualquer poupança que seja possível efectuar.

1 comentário:

  1. Uma ideia bem interessante...

    Quando comprei este portátil, decidi investir mais dinheiro num SSD maior, que em mais RAM.

    Porque simplesmente mais RAM quando só uso uma, no máximo duas aplicações ao mesmo tempo, não faz sentido.

    Mas posso ter umas 10 aplicações abertas, e para isso, não importa ter essa memória no disco, e ser transferida para a RAM de maneira rápida o suficiente...

    ResponderEliminar