2015/07/25

Simula circuitos electrónicos no browser


Brincar com circuitos electrónicos é algo que normalmente está associado a caixinhas repletas com uma enorme variedade de componentes, placas breadboard e o indispensável ferro de soldar. Mas felizmente, os computadores vieram simplificar-nos a vida, e agora basta darem um salto a um site no vosso browser.

Este Circuit Simulator é um simulador de circuitos electrónicos que corre no browser, sendo uma conversão para Javascript de um projecto idêntico que usava Java. Aqui podemos recorrer a um número de circuitos já pré-feitos, e ver como funcionam em pormenor - a simulação permite visualizar o próprio fluxo da electricidade, o que simplificará a o processo de se perceber porque é que as coisas funcionam como funcionam-  ou criar os nossos próprios circuitos de raiz (no menu dos circuitos podem seleccionar vários, ou um em branco.)

Claro que este simulador não ultrapassa a necessidade de terem uns conceitos básicos de electrónica; mas para quem se interessa por este tema, independentemente do seu grau de conhecimento, certamente irá achar bastante útil esta possibilidade de visualizar e simular o funcionamento de circuitos de forma simples e prática, a partir de um qualquer browser.

... E tem também a grande vantagem de não se arriscarem a levar um choque, ou estourar um condensador e ficarem com a sala cheia de fumo e com um odor bastante... peculiar, digamos. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)