2015/07/05

Solar Impulse bate recordes de voo na travessia do Pacífico


O avião solar Solar Impulse está a dar a volta ao mundo para promover a utilização da energia solar, e no seu percurso do Japão até ao Hawaii já bateu mais dois recordes: o de voo solar tripulado de maior duração; e de voo a solo mais longo sem reabastecimento.

Mesmo com uma paragem imprevista devido ao mau tempo (o plano era fazer a ligação directa da China ao Hawaii) o Solar Impulse consegue superar mais uma etapa e demonstrar a validade da sua tecnologia solar. Foram quase 5 dias de voo e 8200Km percorridos, de forma ininterrupta, sem qualquer paragem nem reabastecimento: um valor que supera largamente o anterior recorde de 76h que datava de 2006.


Fica assim demonstrado que com um avião solar, se pode ter aquilo que já tinha sido demonstrado em versões não tripuladas: uma máquina capaz de voar de forma permanente, sem necessitar de combustível, e onde a única limitação serão os mantimentos para manter a tripulação ou passageiros.

Será fácil olharmos para este Solar Impulse tal como há um século atrás se olhavam para os primeiros e rudimentares aviões: e basta ver a evolução que houve em poucas décadas para sonharmos com uma evolução idêntica que nos ajude a libertar da dependência dos combustíveis fósseis. No entanto, a principal missão do Solar Impulse não é mostrar o futuro da aviação eléctrica, mas sim demonstrar a validade da utilização da energia solar.


Vamos esperar que o resto da missão corra sem incidentes, e que o Solar Impulse regresse ao ponto de partida para concluir este marco na história da aviação a energia solar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)