2015/07/29

Vodafone actualiza app de Números Úteis (que fica melhor... e pior)


A app de Números Úteis da Vodafone, é uma daquelas apps que se recomenda para todos, e que após alguns anos esquecida, recebe finalmente uma merecida actualização. Só que nem todas as melhorias são positivas.

Esta app da Vodafone, que está disponível para todos os utilizadores, independentemente do seu operador, permite descobrir rapidamente as moradas e números de telefone de Farmácias, Hospitais e Centros de Saúde, Polícia, Bombeiros, Entidades Públicas e transportes. É aquele tipo de apps que desejamos nunca ter que usar, mas que iremos agradecer ter à mão quando há algum azar (telefonar para a Polícia, Bombeiros, etc.)

A app parecia ter ficado esquecida pela Vodafone - sendo que a versão iOS nem sequer estava preparada para os (já ultrapassados) ecrãs de 4" do iPhone 5/5S - mas finalmente foi alvo de uma completa remodelação para iOS, tendo agora um design bem mais moderno, como seria de exigir. Infelizmente, com ele chegaram também algumas das "modas" do momento que quase nos fazem desejar que se mantivesse a versão antiga (estou a exagerar, mas é essa a sensação com que se fica.)

Na app antiga, o ecrã inicial apresentava-nos logo uma lista das coisas que podíamos pesquisar nas proximidades; na nova, as secções ficam escondidas por um controlo "deslizante", que não permite saber quais (ou quantas) são as secções disponíveis. Para piorar, trata-se de uma das piores implementações possíveis de um controlo com "swipe", que só funciona bem se arrastarmos sobre a zona de texto. Tente fazer-se o gesto noutro ponto do ecrã, e o resultado é... um pouco desconcertante (na zona de texto podemos deslizar várias secções de uma vez; nas outras zonas não, por exemplo).

A imagem que aparece no cabeçalho de cada secção faz também com que metade do ecrã esteja automaticamente desperdiçado, em vez de dar importância ao que realmente deveria ter prioridade: os conteúdos. E esses conteúdos sofrem também do mesmo mal habitual nos designs actuais, com muito espaço em branco a reduzir a quantidade de informação que é apresentada. No mínimo poderiam ter usado texto de maiores dimensões para facilitar a leitura (o que seria simpático, uma vez que é uma app que potencialmente será usada em situações de emergência, onde todas as ajudas contam), havendo também espaço para a apresentação do número de telefone, que potencialmente será o elemento de maior interesse.


Mas, são apenas alguns pormenores que poderão ser revistos no futuro, e que não deixam de fazer com que a app seja de recomendação"obrigatória" para todos. Se ainda não a têm, adicionem-na aos vossos smartphones... e espero que nunca tenham que lhe dar uso (eu, infelizmente, já tive que recorrer a ela por algumas vezes.)

[Números Úteis para iOS | Números Úteis para Android]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)