2015/08/18

Android M é de Marshmallow


Depois de todas as teorias e previsões, o Google revela oficialmente que o próximo Android M será mesmo o Android Marshmallow.

Embora ainda não tenha sido revelada uma data oficial para o lançamento do Android Marshmallow, o facto de já ter sido disponibilizada a última versão preview do Android M significa que esse momento não andará muito longe. O mais lógico é que este lançamento seja feito por altura da apresentação dos novos Nexus 5 e 6, que são esperados para Setembro - e que certamente já chegarão às lojas com o Android M instalado de fábrica.

Este Android M será mais poupado e eficiente que nunca, e deverá simplificar também alguns aspectos referentes à gestão das permissões das apps - incluindo a possibilidade de bloquearmos algumas dessas permissões selectivamente: por exemplo, poderemos permitir que uma app de fotografia aceda à câmara, mas recusar que a mesma tenha acesso aos nossos contactos (caso pedisse também essa permissão).

Esperemos que, ao contrário do que aconteceu com o Lollipop, o Marshmallow não chegue com bugs que depois demorem meses e meses para serem corrigidos (como o que aconteceu relativamente à gestão de memória e que ia tornando alguns equipamentos insuportavelmente lentos ao fim de alguns dias.)

2 comentários:

  1. Algum tablet previsto da Google até ao final do ano?

    ResponderEliminar
  2. A escolha e permissões individuais editáveis manualmente para cada App é mesmo ao estilo BlackBerry e parece-me que nem devia de haver outra maneira!

    ResponderEliminar