2015/08/21

Chatroulette VNC mostra milhares de computadores acessíveis publicamente na internet


Há alguns anos atrás o chatroulette tornou-se um sucesso viral na internet, fazendo videochamadas aleatoriamente entre pessoas desconhecidas. Hoje, temos um serviço inspirado nisso que o faz para ligações VNC abertas na internet.

O VNC é um dos sistemas mais populares de controlo remoto, permitindo-nos ver (e controlar) uma máquina remota como se se estivesse com ela à nossa frente. Facilmente se perceberá que na grande maioria dos casos, o que se pretende é que este acesso remoto seja limitado apenas às pessoas devidas, havendo muitos poucos casos em que me pareça que se possa contemplar deixar uma máquina "aberta" para o mundo, mas infelizmente é algo que acontece, muito provavelmente por descuido ou desconhecimento.

Neste allsprk.com/vnc somos levados numa alucinante viagem por milhares de computadores com VNC que estão acessíveis a qualquer pessoa, e onde por vezes nos deparamos com ecrãs como o que está no início, que nos mostra um painel de controlo de uma qualquer máquina industrial e onde qualquer pessoa poderia facilmente alterar os seus parâmetros de funcionamento, e também parar a máquina ou fazer com que funcionasse à potência máxima; e muito possivelmente com consequências que até poderiam por em risco vidas humanas.

Este não é o primeiro nem o único caso que nos alerta para milhares (milhões?) de situações na Internet que não deveriam sequer existir - como por exemplo, as câmaras de vigilância que muitas vezes também ficam acessíveis para qualquer pessoa na internet, por má configuração. Bem vistas as coisas, acaba por ser um milagre como é que não acontecem mais incidentes devido a estas situações! (E mais assustador ainda, será imaginar que grande parte destas poderá nunca sequer chegar a ter noção daquilo que está a fazer.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)