2015/08/13
Facebook cancelou estágio a estudante que revelou que Messenger partilhava a localização
Qualquer estudante ficará entusiasmado com a possibilidade de fazer um estágio no Facebook, mas para Aran Khanna, o tratamento mudou radicalmente depois de ter criado uma extensão do Chrome que permitia ver por onde andavam as pessoas com que conversasse no Facebook Messenger.
Aran Khanna é um estudante em Harvard, e tinha grandes expectativas para o seu estágio de Verão no Facebook. Mas a sua curiosidade e criatividade acabaram por ditar o contrário. Aran reparou que as mensagens do Messenger estavam a partilhar a localização dos utilizadores com toda e qualquer pessoas com que tivessem falado, e decidiu criar uma extensão do Chrome que permitia visualizar essa informação num mapa, acompanhada por um artigo no Medium.
O Facebook não gostou, entrando imediatamente em contacto com ele e pedindo para que desactivasse a extensão - enquanto que, do seu lado, desactivava também a partilha da localização através do Messenger para desktops (nas versões mobile parece continuar a fazê-lo, mas dando opções mais visíveis aos utilizadores para a activar ou desactivar.)
A coisa poderia ter ficado por aí... afinal, o Facebook tem tradição de ser uma empresa que é fã do "hacking" e muitas vezes incentiva os seus funcionários a criarem projectos "malucos"; mas desta vez não foi o caso. O Facebook voltou a contactá-lo mais algumas vezes, dizendo que tinha violado os termos de serviço do Facebook ao ir buscar dados que não devia (já parece uma desculpa ao estilo Oracle!) Uma desculpa estranha, considerando que estes dados estavam disponíveis publicamente para toda e qualquer pessoa que os quisesse utilizar.
Mas, inevitavelmente, lá chegou a comunicação de que o seu estágio tinha sido cancelado. Parece que o Facebook só gosta de promover a inovação... quando essa inovação não chama a atenção para a partilha de dados que poderão nem sequer estar a ser feita de forma consciente pelos seus utilizadores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mas eu n percebo uma coisa, desde que eu me lembre, no messenger do facebook, sempre la houve a opção para partilhar a localização com quem estivessemos a falar... e sempre deu pra desligar consoante nos quisessemos...
ResponderEliminarMas afinal qual a duvida em relação a isto?? E porque houve essa polemica, se sempre houve essa opção?!?
isso no telemóvel, pelo que percebi a extenção que criaram é para quem fala através do computador. E no computador não tenho conhecimento de nenhuma opção para desativar a localização. :)
EliminarSim eu sei q isso é no computador, mas no computador, normalmente ele tambem nao consegue ter uma localização muito precisa, ao contrario do q podera acontecer nos tlmv... e isso até é daquelas coisas q nos computadores desligo, mas muitas pessoas nem sabem fazer isso...
Eliminar