2015/08/21

Giphy Cam deixa fazer GIFs animados com facilidade


Os fãs dos GIFs animados têm agora uma nova app para os seus iPhones e iPads com a qual poderão dar asas à imaginação para criar as próximas imagens virais que contagiarão a internet: o Giphy Cam.

O Giphy Cam é uma app (por agora disponível apenas para iOS, embora se espere que chegue ao Android mais cedo ou mais tarde) que retira toda a complexidade do processo de criação de GIFs animados, ao mesmo tempo que disponibiliza uma série de efeitos prontos a usar para evitar que o resultado seja uma coisa meramente banal.

A utilização é super-simples. Basta escolher os filtros e efeitos que se querem aplicar, e que são exibidos em tempo real, e de seguida carregar no botão de gravação, que se deverá manter pressionando durante o tempo desejado (com um limite máximo de 5 segundos.) Depois... é só partilharem a obra de arte com o mundo, enviando a imagem para o Twitter, Facebook, etc. Felizmente desta vez não temos uma app que se quer tornar numa rede social, com feed dos GIFs dos amigos, etc. A app limita-se a criar os GIFs, e depois fica ao vosso critério usarem os meios que quiserem para os partilhar.

Não se assustem ao verem uma imagem estática na galeria de fotos no vosso iPhone pois, embora aí não esteja em movimento, é mesmo um GIF animado que pode ser visto ao ser enviado para qualquer serviço que suporte a sua exibição (como via iMessage). No caso de serviços como o Instagram, que não suportam GIFs, o Giphy Cam usa como método alternativo um ficheiro de vídeo em loop. (Algo que me faz voltar a interrogar: como é que em plano século XXI, ainda não se chegou a um consenso para arranjar uma alternativa mais eficiente aos GIFs animados do século passado!?!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)