2015/08/27

MS DisplayCover adiciona touschcreen e-Ink a teclado para tablets


Não é a primeira vez que a MS nos apresenta teclados com capacidades especiais, mas este DisplayCover poderá sinalizar que em breve surja um teclado mais versátil para o Surface, contendo um ecrã e-ink que permite libertar o ecrã do tablet de elementos de interface, mostrando aquilo que interessa.

O DisplayCover tem um ecrã e-ink, tecnologia escolhido para ter um impacto insignificante na bateria, e pode apresentar atalhos para o arranque de programas, servir como secção para seleccionar opções e fazer gestos sem se tocar ou obstruir o ecrã, ou até podendo servir como ecrã secundário para certas funções (como responder a uma mensagem) sem interromper o que se está a fazer no ecrã principal.

A ideia não é nova, mas penso que o essencial para o futuro destes dispositivos será criar-se um sistema standard de gestão do chamado "multi-screen", que permita uma fácil integração de múltiplos dispositivos como ecrãs secundários. Algo que permita às apps aproveitarem o ecrã neste teclado, mas também, eventualmente, que o mesmo seja feito com um (ou mais) smartphones pousados ali ao lado. Senão, teremos sempre o problema destes sistemas só funcionarem num número reduzido de programas que tenham sido feitos especificamente para eles... reduzindo enormemente o seu interesse.

Como curiosidade, aquele António Gomes cujo nome aparece no projecto, é efectivamente de um Português, que já passou pelo ISEC e ESEC antes de se lançar nas suas aventuras internacionais. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)