2015/08/22

Os potenciais perigos de ter uma app em destaque pela Apple na App Store


Para um developer que acaba de lançar a sua app, ser contactado pela Apple para ter a sua app em destaque poderá parecer um sonho tornado realidade - mas há quem alerte para os perigos de tal situação, e de como isso poderá revelar-se num presente envenenado.

Com a App Store a conter milhões e milhões de apps, ter direito a um lugar de destaque na selecção promovida pela Apple poderá parecer a solução ideal para ser notado e garantir potencialmente milhões de downloads, e o caminho para o muito desejado sucesso instantâneo que poderá tornar um developer milionário de um dia para o outro.

O problema é que o "público" é também imensamente difícil de agradar e raramente dá segundas oportunidades. Isto faz com que, uma app recém-lançada, e que inevitavelmente conterá alguns bugs, se arrisca a rapidamente ser soterrada por milhares de críticas negativas, que garantidamente acabarão com as suas hipóteses de sucesso, mesmo que no futuro todos os problemas venham a ser corrigidos.


Nunca é demais realçar o aspecto cruel dos utilizadores. Ainda recentemente os developers tinham que lidar com o problema de utilizadores com versões beta do iOS deixarem reviews negativos a apps que não estavam preparadas para essa versão do sistema (e tratando-se de utilizadores de versões beta, deveriam à partida estar consciencializados para esse tipo de coisas.) Depois, temos outros utilizadores, que deixam pontuações negativas por um jogo ser excelente mas só proporcionar 240h de jogo até ser terminado, e que depois de ser terminado não havia mais nada para fazer e se tornava chato de jogar novamente.

Facilmente se pode imaginar como é que um developer que perdeu meses (ou anos) a criar algo, se sentirá ao ver críticas deste tipo.

Portanto... fica a referência: se por acaso se virem na situação de uma vossa app recém-lançada poder ser posta em destaque na App Store... valerá a pena pensar duas vezes. Se calhar, acabará por ser mais vantajoso deixar que a app amadureça com um número mais reduzido de utilizadores, de modo a que, quando eventualmente ficar em destaque, não ter problemas de maior.

5 comentários:

  1. Isso é muito bonito, mas alguém que seja contactado pela Apple (ou Google) para ser destacado na loja alguma vez na vida vai recusar?
    E de quem é a culpa que a App esteja cheia de bugs? Dos utilizadores, ou de quem a fez, e podia ter tido um bocadinho mais de calma e esperar para os corrigir antes de lançar?
    Ficam admirados que as pessoas sejam estúpidas e dêm pontuações negativas de modo injusto? Bem-vindos à Internet ;-)

    ResponderEliminar
  2. e depois á aqueles que dão 2 estrelas e dizem ainda não baixei, se for bom dou mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para deixar uma avaliação é preciso pelo menos baixar a aplicação. Abrir é outra história...

      Eliminar
    2. na app store não sei nunca tive um aparelho ios, contudo na play o que não falta são classificações deste género

      Eliminar
  3. Mas ainda há alguém a pensar que vai fazer fortuna a fazer apps?
    Há 3 anos as stores já estavam saturadas agora é completamente ridículo. è so mais uma área onde para ter sucesso é preciso muito dinheiro marketing e mais dinheiro. Ou uma ideia nova muito boa, mas isso é assim em qq lugar e mesmo assim é preciso muito dinheiro e muito markting.

    ResponderEliminar