2015/09/25

Ad-blocker Crystal vai deixar passar publicidade... de empresas que paguem


A polémica dos ad-blockers está para durar, e não ajudará que alguns ad-blockers populares estejam a completar uma volta de 360º, ao permitirem passar publicidade de empresas que paguem para isso.

O Crystal é um dos mais populares adblockers na App Store, e que agora recorre ao sistema de deixar passar alguma publicidade, de empresas que paguem para figurar na lista de publicidade não bloqueada.

Ora, trata-se de uma situação caricata (mas não inédita), pois o argumento é o de que os adblockers vão retirar receitas aos sites ao bloquear a publicidade; mas agora não só fazem isso como também começam eles próprios a ganhar dinheiro com isso, a serem pagos pelos anunciantes para que deixem passar a sua publicidade (embora refiram que só aceitarão empresas que não recorram a publicidade abusiva ou excessiva, etc. etc.) Há outros adblockers que já tinham feito isto, mas com uma pequena diferente - é que esses eram de uso gratuito, e este Crystal é um adblocker que é pago pelos utilizadores, e agora passará também a ser "pago" pelas empresas - acabando por ganhar dinheiro dos "dois campos".

Refira-se também que o negócio dos adblockers foi uma autêntica mina de ouro para quem soube aproveitar este lançamento do iOS, onde até pequenas equipas de um ou dois developers conseguiram arrecadar centenas de milhares de dólares numa questão de poucos dias. Mas volto a dizer que será apenas uma questão de tempo até que alguém lance um adblocker gratuito, e rapidamente se ultrapassará esta fase da novidade, e muito provavelmente se opte pelo sistema que tem funcionado bem no mundo mobile: de um adblocker gratuito, mas potencialmente com funcionalidade adicionais que poderão ser desbloqueadas mediante pagamento adicional.

A grande questão é: será que estão dispostos a pagar por um adblocker que, do outro lado, também está a ser pago por empresas de publicidade para deixar passar a sua publicidade?

1 comentário: