2015/09/24

Backblaze B2 entra na cloud storage com preços reduzidos


A Backblaze já é conhecida por nos oferecer um serviço de backups na cloud com espaço ilimitado, mas agora expande os seus serviços para o segmento empresarial com armazenamento na cloud tipo Amazon S3, e com preços bastante mais concorrenciais.

Depois de já ter demonstrado a sua capacidade de lidar com petabytes de informações para efeitos de backups ilimitados de utilizadores domésticos e empresariais, com preços de $50/ano, a Backblaze resolve adicionar o serviço de cloud storage às suas responsabilidades com o Backblaze B2.

Este não é um serviço destinado para um utilizador final (embora o possam fazer), mas sim para serviços que tradicionalmente dariam uso a coisas como o Amazon S3, Google Cloud, Azure, ou Rackspace para armazenar os seus dados na web, com acesso tanto via web como usando ferramentas de linha de comando, ou as APIs do serviço.

Para cativar clientela neste segmento já dominado por estes gigantes, a Backblaze aposta num dos ponto mais sensíveis: o preço. O preço por gigabyte de espaço no Backblaze B2 é de apenas $0.005/GB/mês, valor bastante inferior aos $0.020/$0.022 cobrados pela Amazon, MS e Google; e tendo também um custo de $0.05 por cada gigabyte descarregado, valor que também fica no patamar inferior face aos concorrentes.


Para os serviços onde o preço for factor decisivo, o Backblaze B2 fica assim posicionado no topo de lista de candidatos, e face ao histórico de serviço que tem demonstrado nos últimos anos, não me parece haver grandes motivos para duvidar que mantenham a mesma qualidade nesta sua nova modalidade.


... Aproveitando o facto de estarmos a falar na Backblaze... têm os backups dos vossos dados em dia, certo? :)

3 comentários:

  1. Muito bom, mas testei esta semana o utilitário deles e achei abusivo. Decide pelo utilizador que pretende fazer backup de tudo! Se estiver na partição de sistema, vai fazer backup quer queiras quer não. Fora isso, está muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Considerando que o produto normal é de "backup" puro e duro... compreende-se. :)

      Eliminar
    2. Mesmo assim, não custava nada ter uma espécie de "Opções Avançadas".
      Gostei particularmente da opção de poderes requisitar um disco para restauro. Não cheguei a ver se enviam para todo o mundo mas é interessante.

      Eliminar