2015/09/07

Bug físico em switches da Cisco pode limpar a configuração ao inserir um cabo de rede


Se acham que os bugs de software são problemáticos, o que vos parece um bug físico em switches de gama profissional da Cisco, e que faz com que a simples inserção de um cabo de rede possa fazer reset ao aparelho?

O caso remonta ao ano de 2013 e ocorre nos switches Cisco da série Catalyst 3650 e 3850, onde o posicionamento de um botão faz com que a inserção de cabos de rede com uma aba de protecção demasiado proeminente o mantenha pressionando, causando o reboot do switch e entrada no modo de configuração.




É certo que este problema só se verifica com determinados cabos de rede, mas ainda assim é o tipo de coisa que deveria estar contemplado num equipamento de uso profissional, e onde um reboot involuntário poderá ter consequências bem complicadas. Mesmo não sendo especialista em design parece-me que posicionar um botão de pressão a poucos milímetros de uma ficha onde se terá que inserir um cabo de rede será logo problemático - sendo que, no mínimo, deveria ter sido posicionado de forma descentrada com as fichas, e retraído face à superfície.

As soluções sugeridas pela Cisco passam pela utilização de outros cabos de rede que não toquem no botão, o corte da respectiva aba, ou a desactivação da funcionalidade de express setup quando se carrega no botão.

2 comentários:

  1. Errar, todos erramos, mas a solução proposta pela Cisco parece tipicamente tuga, não cabe? corta-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AHAHA muito bom. Passou-me pela cabeça exactamente a mesma ideia: basta cortar a "patilha" e fica o problema resolvido

      Eliminar