2015/09/27

Como seria uma bicicleta de corrida se não existissem restrições oficiais


As corridas de bicicletas podem ser emocionantes, mas as regras de construção das mesmas estão claramente definidas, impedindo demasiadas "inovações". No entanto, há quem olhe para o futuro e nos faça sonhar com bicicletas de corridas... num mundo onde não houvessem essas restrições.

Esta fUCI é uma bicicleta que certamente faria virar cabeças ao passar na estrada, mais parecendo ter saído de um filme de ficção científica. A base da sua concepção foi simples: deitar fora o manual dos regulamentos, e criar a mais eficiente bicicleta possível, que inclui uma mini carenagem para a tornar mais aerodinâmica (que é proibido), uma gigantesca roda traseira de 33.3" (também proibido o uso de rodas de tamanho diferenciado), e um pequeno motor eléctrico para auxiliar no arranque (obviamente, mais que proibido!)


Embora esta bicicleta nunca pudesse competir em provas oficiais com os regulamentos actuais, nada a impediria de circular na estrada. No entanto os seus criadores dizem não ter planos de criar uma versão comercial da mesma, por o mercado para uma "hiper-bicicleta" ser praticamente inexistente, e quem se interessaria por isso seriam os ciclistas de competição... mas que devido às tais regulamentações se preferem manter fiéis às bicicletas aprovadas.


É pena... quase nos dá vontade que existissem competições "desregulamentadas", onde se pudessem pôr à prova todo o tipo de veículos livres de constrangimentos! :)

5 comentários:

  1. Esta bicicleta em estrada era morte do artista. Aero é bom sem vento, um camião a ultra-passar esta bicicleta sugava-a logo.
    Para velodromo acredito.

    ResponderEliminar
  2. Seria interessante uma competição anual ou até semestral, onde esses visionários das duas rodas impulsionadas a pedal pudessem expor suas criações em um ambiente controlado, externo ou interno, com limites de regas apenas visando a segurança daquele que guiaria a bike conceito na competição. Acredito que veríamos equipamentos fantásticos. Mas nada elétrico, só pedal.

    ResponderEliminar