2015/09/27

Formula E vai continuar a ter "FanBoost"


O FanBoost na Formula E levou um sem número de críticas entre muitos fãs do desporto automóvel, mas as suas reclamações parecem não ter surtido efeito, e o FanBoost não só parece estar para durar, como ganha ainda maior peso na prova.

O FanBoost da Formula E consiste num boost de potência que é atribuído aos três pilotos mais populares, por votação dos fãs, e que lhes permite aumentar a potência dos seus carros em 20% (de 150kW para 180kW) durante um período de 5 segundos. Muitos fãs não apreciam que o favoritismo dos pilotos nas redes sociais interfira com a prova, mas a Formula E vai continuar a ter o FanBoost na nova época... e de forma ainda mais expressiva.


O período de votação, que começava 12 dias antes do início da corrida e terminava 1 hora antes da mesma, vai ser complementado por um período adicional de votação durante os primeiros 6 minutos da corrida - trazendo um factor adicional de votação "em tempo real" para a prova... e também incentivando os fãs a verem a mesma em directo. Como a votação decorre durante o início da prova, o FanBoost passará a estar disponível apenas na segunda metade da corrida, quando os pilotos trocam para o segundo carro (sim, também na Formula E os pilotos lidam com os problemas da falta de autonomia, e como não é fácil trocar a bateria do carro, trocam completamente de carro).

O modo de utilização do FanBoost também muda. Em vez de serem obrigados a usar o FanBoost durante os 5 segundos, passam a ter a liberdade de escolher como o querem utilizar. O FanBoost passa a consistir em 100kJ de energia adicional, que poderá ser usado tanto de forma imediata para subir a potência (agora de 170kW base) para os 200kW por breves instantes, ou optando por aumentar apenas para os 180kW e prolongar o boost durante muito mais tempo.

Opções que certamente nada farão para apaziguar aqueles que já criticavam o sistema FanBoost na sua modalidade original.

1 comentário:

  1. Acho a fórmula E fantástica bem como o fanboost só tenho pena de não ter tempo para ver.

    ResponderEliminar