2015/09/24

NeoKylin é o sistema operativo chinês feito para ser parecido com o XP


O fim do suporte oficial do Windows XP deixou milhões de computadores vulneráveis, e em resposta a China criou um novo sistema operativo baseado em Linux, mas que mantém o aspecto do XP.


À primeira vista, o NeoKylin passaria facilmente por um Windows XP; mas na verdade as suas semelhanças são meramente cosméticas - embora propositadas. Com o fim do suporte do Windows XP havia necessidade de encontrar uma alternativa; mas por outro lado não se queria nada que fosse radicalmente diferente daquilo a que os utilizadores já estavam habituados.

Este NeoKylin já está a correr em cerca de metade dos computadores Dell vendidos na China. O seu aspecto de Windows é complementado pela inclusão de um pacote de programas "tipo Office" que também mantém as aparências com os produtos da Microsoft; mas bastará dar um salto à linha de comandos para se ver que por trás deste aspecto se tem uma sistema operativo "Linux". O problema é que este sistema não parece ser muito amigável das experimentações, e bloqueia a instalação de muitos programas (por exemplo, o Chrome.)

De qualquer forma, e mesmo se muitos dos computadores supostamente vendidos com este NeoKylin acabam por ser reinstalados com versões pirateadas do Windows, será um bom exemplo para demonstrar que em muitos casos os utilizadores nem se preocupam tanto com o que faz funcionar um sistema operativo... mas sim com o seu aspecto (desde que tenham acesso aos programas que utilizam - que se for maioritariamente coisas na web, se resumirá principalmente ao browser).



2 comentários:

  1. Existia um projeto chamada ReactOS que raramente s eouve falar mas era um sistema operativo open source com compatibilidade binaria com o windows NT que era interessante. No entanto penso que que o salto deve ser dado para um Linux verdadeiro e não uma coisa parecida com o windows. Mas falta força de vontade em muita gente para a adoção evoluir a um bom ritmo, por exemplo como aconteceu com os computadores do estado na cidade de Munique e se começar a existir massa critica (como aconteceu com o Android), vai tudo à frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ReactOS está muito rudimentar.

      Esta distro Linux deve é vir com o WPS Office que é uma excelente alternativa gratuita ao MS Office e tem grande compatibilidade.

      Eliminar