2015/09/06

Projecto no Kickstarter vai reeditar manual de design da NASA


Recentemente falamos da aventura que foi o processo de evolução (e retrocesso) do design do logotipo da NASA. Se acham piada a esse tipo de coisa, irão certamente achar piada a este projecto no Kickstarter que visa reeditar o manual de design da NASA da época.

O manual de referência do famoso logotipo que substituiu o original, em 1974, foi criado no ano seguinte, mas foi retirado de circulação quando, décadas mais tarde, a NASA optou por regressar ao logotipo anterior. Este "Graphic Standards Manual" da NASA tornou-se assim num objecto raro, que esta campanha do Kickstarter vai voltar a reeditar em edição limitada (apenas para os apoiantes do projecto).

Para tal, o projecto conta com o apoio de um dos designers originais deste logotipo, que disponibilizou o manual que detém para que sejam feitas as novas cópias. Em vez de formato original de capa com folhas perfuradas, esta reedição será feita em formato de livro de capa dura, e tornar-se-á certamente numa obra de colecção entre os apreciadores da História da conquista espacial, e também do design (o manual conta com inúmeras imagens que foram feitas manualmente, numa época em que ainda não havia computadores para assistir ao design gráfico, nem impressoras de alta resolução.)

O projecto já superou largamente o objectivo (já passou o meio milhão de dólares) e conta com mais de 5500 pessoas que estão interessadas em receber este histórico manual da NASA. Se estiverem interessados, está à distância de 79 dólares (mais $22 de portes).

Actualização: entretanto, a NASA disponibilizou o manual gratuitamente em versão digital (embora não tenha o mesmo nível de qualidade que os criadores deste projectem prometem que a sua versão reimpressa terá).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)