2015/09/14

Router WiFi RT-AC5300U da Asus

Se com o OnHub o Google nos mostra um router WiFi que quer passar completamente despercebido, com este RT-AC5300U a Asus segue no caminho oposto, trazendo-nos um router ameaçador que parece saído de um filme de ficção cientifica.

O nome deste router tri-band 802.11ac - RT-AC5300U - diz respeito à sua largura de banda combinada (assumindo-se os valores máximos teóricos) com 1000Mbps nos 2.4GHz, e 2167Mbps em cada uma das suas duas frequências na banda dos 5GHz, para o total de 5333Mbps máximos teóricos que na prática nunca irão ser atingidos. Este router dá uso ao mais recente chipset WiFi da Broadcom, com tecnologia XStream, que combina 2 canais nos 5GHz para duplicar a largura de banda, e que na prática equivale a ter dois routers WiFi ac combinados num só.

Do lado exterior, toda esta potência traduz-se em oito antenas exteriores angulares e destacáveis, que são responsáveis pelo seu aspecto ameaçador mas que também garantem a melhor cobertura possível, mesmo em locais onde as comunicações wireless sejam mais complicadas.

Este router vem com 4 portas Gigabit Ethernet (+1x Wan), 1 porta USB 3.0, 1 porta USB 2.0, CPU dual-core a 1GHz, 3x chips rádio BCM4366 da Broadcom, 128MB de Flash e 256MB de RAM. Características que lhe permitem estar apto a digerir todo o tipo de tráfego de rede intensivo sem qualquer dificuldade, e ainda sobrar capacidade de sobra para as funções adicionais (partilha de storage, etc.) A sua chegada ao mercado está prometida para breve, e só falta saber o preço.

6 comentários:

  1. Uma questão de alguém que é muito noob nestes assuntos: em minha casa tenho o router da Nos que me permite ter net, Wi-fi,etc, se eu comprar um outro router tenho de continuar a usar o da NOS?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes usar um router secundário para ter uma rede WiFi (funcionando basicamente como hotspot WiFi)... ou se quiseres, também podes usar esse router secundário como sendo o principal e usar o router da NOS apenas como "modem".

      Eliminar
    2. Eu tenho em casa o Router da NOS e tenho outro router da Draytek, com maiores potencialidades.
      Tive problemas no principio da instalação, ao ter os dois em concorrência. Que foi resolvida colocando o router na NOS a fazer Bridge no porto 4.
      Ou seja e como teres o teu router ligado diretamente à net o que o torna independente.

      Eliminar
    3. Para ter os dois em operação como "routers" é só garantir que não têm o mesmo IP, e que só um deles está a funcionar como servidor DHCP.

      Eliminar
    4. Sim estão em redes, internas, de ip's distintos :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar