Estão a usar um computador de um colega (ou público) e querem garantir que não deixaram a vossa conta activa em nenhum dos serviços mais populares? É algo que poderão fazer com uma simples visita a este site chamado Super Logout.
Tradicionalmente, trago-vos coisas em que poderão querer clicar. Desta vez, fica desde já o aviso de que não devem clicar neste Super Logout antes de lerem o que se segue!
Uma simples visita a este site irá despoletar um logout automático de várias dezenas de serviços populares, como o Google, Amazon, Flickr, Steam, Tumblr, Gmail, etc. etc. (Não me perguntem como, pois supostamente os browsers deveriam impedir que um site pudesse aceder aos cookies de outros sites.) Como todas as ferramentas, isto tanto pode ser utilizado para o bem, como para o "mal".
Actualização: um dos nossos leitores já analisou um pouco mais em detalhe o processo de funcionamento, com a descrição que se encontra no final deste artigo.
Como referi, torna-se num site valioso para usar em computadores partilhados/públicos. O facto de nem sequer pedir por confirmação faz com que possa ser adicionado à barra de favoritos, ficando acessível com um simples clique (embora não nos livre da responsabilidade de sairmos manualmente dos serviços utilizados, uma vez que não inclui todos, e faltam alguns bastante populares, como o Facebook, por exemplo).
Por outro lado... torna-se também numa autêntica armadilha que podem mandar a amigos (ou inimigos), associando o seu link a um texto ou imagem que tentem camuflar o seu real propósito, e que deixarão a vítima a olhar para o ecrã a tentar perceber o que se passou... E deixando-a com o trabalho de ter que voltar a fazer login em todos os serviços afectados.
Enfim... divirtam-se. Faz-me lembrar os velhos tempos do IRC/mIRC em que se dizia aos novatos "Carrega no ALT+F4 para seres op!" :)
Eis a lista dos serviços que este Super Logout vos fará sair.
- AOL
- Amazon
- Blogger
- Delicious
- DeviantART
- DreamHost
- Dropbox
- eBay
- Gandi
- GitHub
- GMail
- Hulu
- Instapaper
- Linode
- LiveJournal
- MySpace
- NetFlix
- New York Times
- Newegg
- Photobucket
- Skype
- Slashdot
- SoundCloud
- Steam Community
- Steam Store
- ThinkGeek
- Threadless
- Tumblr
- Vimeo
- Wikipedia
- Windows Live
- Woot
- Wordpress
- Yahoo!
- YouTube
Actualização: afinal o processo de funcionamento parece ser simples, e explica porque motivo não está disponível para serviços como o Facebook.
Conta-nos o nosso leitor José Luis Teixeira.
a) Só funciona numa lista limitada (+/- 20 sites entre os quais Amazon,Blogger,eBay,GMail,Google,Skype,Tumblr,Wordpress,YouTube, etc), por exemplo o Facebook não está na lista.
b) O método de funcionamento não é através de cookies, mas antes forçando o link para logout de cada um dos sites (Ex. http://www.blogger.com/logout.g) (em alguns sites emulando uma iframe com um botão de "Submit" (fazendo um post do click de Logout).)
Portanto, pode-se considerar que este site não faz mais do que hackear as nossas contas, ao efectuar o logout, ou faz mais sem darmos conta? Hummm...
ResponderEliminarNão, não tem nada a ver com hacking - embora nos faça pensar naquilo que *qualquer site* pode fazer a qualquer momento. :)
EliminarO artigo já foi editado com a explicação de como o processo funciona.
Mais descansado... ;)
Eliminar