2015/10/29
BPG quer substituir os GIFs animados
Há muito que nos queixamos do facto da única forma standard de colocar imagens animadas na web recorrer a um formato arcaico, ultrapassado e pouco eficiente para vídeos (o GIF). Agora, há mais um pretendente que mostra tudo o que se poderia ganhar se se adoptasse um novo formato mais moderno - embora as hipóteses de que tal aconteça sejam praticamente nulas - o BPG.
O GIF é um formato que vem dos tempos em que se considerava mais que suficiente ter uma imagem com um máximo de 256 cores diferentes; mas que tinha uma capacidade que lhe serviu como trunfo para a sua sobrevivência: a de permitir a criação de imagens animadas. No entanto, usar o formato GIF para clips de vídeo é altamente ineficiente, criando ficheiros que podem ocupar dezenas ou centenas de MB para alguns segundos de vídeo. E é aí que entra este BPG.
O BPG quer ser uma alternativa eficiente e moderna aos GIFs animados, permitindo criar imagens animadas com tamanho inferior ao de um clip idêntico em MPEG4. No exemplo apresentado, um pequeno clip que em MP4 ocupar 927KB passa a coupar apenas 518KB - e se fosse em formato GIF ocuparia mais de 30MB!
Seria excelente, sem dúvida, mas o problema é que para que tal pudesse acontecer, seria necessário que o formato conseguisse contar com o suporte dos principais browsers (no mínimo) - coisa que será praticamente impossível de acontecer. Basta relembrar a (falta) de adopção que o formato de PNG animado teve; e que mesmo os WebP e WebM do Google continuam a ser tratados como uma excepção à regra no mundo dos JPEGs, GIFs e PNGs que dominam a web.
Ainda assim, quem quiser explorar, pode e deve espreitar este BPG (de momento o formato recorrer a javascript para descodificar e desenhar as imagens)... e sonhar com um mundo em que se pudesse reformar os GIFs animados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)