2015/10/24

Cientistas criam meta-material que permite luz a velocidade "infinita"


No reino da física, quanto mais se vai reduzindo a escala mais estranhas começam a ser as coisas, e investigadores conseguiram criar um novo material que poderá permitir avanços na computação fotónica, ao permitir que a fase da luz que viaja através dele possa ter uma velocidade "infinita".

Lamentavelmente, não se trata de uma descoberta que viola as leis da física, pois não se trata de ter luz a viajar a uma velocidade superior à velocidade da luz, mas sim de se estar perante um material com índice refractivo de valor zero.

Para além da sua velocidade, a luz tem outras propriedades, como a sua velocidade de fase, que é afectada quando a luz atravessa diferentes materiais, dependendo da sua densidade. Luz emitida em direcção à água fica com a sua fase "comprimida" devido à maior densidade da água em relação ao ar; e o oposto quando se faz o contrário. Mas quando se tem um material com índice refractivo de zero, as coisas tornam-se estranhas.

Neste material, em vez de se ficar com a fase do comprimento de onda em formato de onda, a sua fase fica completamente plana estendendo-se pelo infinito. De modo comparativo, se imaginarmos ondas do mar com os seus altos e baixos, nesta situação teríamos toda a superfície do mar a subir e descer de forma sincronizada, sem a criação das "ondas". As potencialidades para as telecomunicações e computação óptica seria tremendas, possibilitando até que se fizesse o emparelhamento quântico entre partículas a distâncias muito superiores às que actualmente têm sido testadas.

... Só falta que este material saia dos laboratórios e comece a ser aplicado em produtos utilizáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)