2015/10/14

Como criar uma conta de email no Gmail

O email pode ser um dos mais antigos meios de comunicação digital, mas continua a ser um dos alicerces da internet, não só permitindo a comunicação como sendo também indispensável que se possam registar na maioria dos restantes serviços disponíveis na web. Hoje vamos ver como é fácil criar um email.

Criar um email é algo que é fácil e pode ser feito gratuitamente - e embora possa ser algo considerado básico pela maioria das pessoas, é algo que para outras pessoas poderá causar algum receio. Mas não há motivos para tal, como veremos já de seguida.

Existirão milhares de serviços de email gratuitos disponíveis na internet (existem até emails descartáveis, mas isso seria assunto para outro artigo), mas o mais recomendável será optarem por um que ofereça alguma garantia de confiança. Serviços como o Gmail do Google, o Outrlook da Microsoft, ou o SAPO, serão boas opções - e assim evitam que fiquem presos a um email de um operador específico, que vos poderia obrigar a trocar de email se no futuro quisessem trocar de operador.

Neste caso, vamos ver como criar uma conta de email no Gmail do Google.


O primeiro passo será abrir a janela do browser e visitar a página do Gmail. Seremos direccionados para a página de início de sessão unificada do Google, e uma vez que ainda não temos uma conta criada, clicamos no link de "Criar conta" existente na parte inferior.



Somos então transportados para uma página onde teremos que introduzir os nossos dados, como o Nome (2) e Apelido (3).

No campo 4 chega a primeira decisão difícil: qual é o endereço de email que pretendemos ter.

A dificuldade prende-se com o facto de haver muitas centenas de milhões de utilizadores já registados, que fazem com que praticamente todos os emails que possam desejar já estejam ocupados. O Google fará algumas sugestões possíveis com base no vosso nome ou email pretendido, mas basicamente este passo consistirá em irem tentando criar combinações criativas ou originais até encontrarem uma que vos pareça bem.

O email é algo que terá o formato "endereçodeemail@gmail.com" por se tratar de um email do Gmail, mas que poderia ter como terminação outro serviço ou endereço.



De seguida outra decisão difícil, a palavra chave (5). É esta palavra chave que será responsável por impedir que pessoas acedam indevidamente ao vosso email ou se apoderem da vossa conta, pelo que o Google também dá uma ajuda com um indicador do nível de segurança da password escolhida e alertando para o caso de introduzirem uma palavra chave demasiado fraca.

O ideal será recorrer a programas de gestão de passwords, que evitam o trabalho de memorizar palavras chaves complicadas (e idealmente activar métodos de segurança adicional, como o da autenticação por 2 factores - uma vez mais, assuntos para outro artigo mais avançado); mas como regra básica ajudará pensar na palavra chave como sendo uma "frase chave" e não uma palavra.

Memorizar uma sequência de letras e números poderá ser complicado; mas memorizarem algo como "Praia Portugal 2015" será bem mais simples. A introdução de caracteres adicionais, como sinais de pontuação, pontos de exclamação, sinal de percentagem, cifrões, etc. é também recomendável, pelo que poderiam optar por algo como "Algarve $$$ Portugal Praia 2015". Atenção: não deverão usar exactamente estas sugestões, mas sim usar algo imaginado por vocês - e não se esqueçam que não tem que fazer sentido; aliás, é preferível que não faça qualquer sentido, a não ser para vocês.

... A outra grande regra das palavras chaves, é a de que nunca deverão repetir a mesma palavra chave em serviços diferentes. Pelo que, a palavra chave que usarem para o serviço de email deverá ser apenas e só usado para o serviço de email e nada mais. Isto evita que uma falha num serviço possa comprometer a vossa conta noutros serviços.


No campo (6) deverão repetir a introdução da palavra chave, para garantir que não cometeram algum engano.



Passadas as perguntas difíceis, nova ronda de perguntas fáceis: data de nascimento (7), sexo (8), e opcionalmente o vosso número de telemóvel (9) e email que já possam ter (10). Sendo este um artigo que se destina a explicar a criação de um email, o mais provável é que não tenham um email para preencher ali, mas se se tratar do processo de criação de um email secundário, poderão colocar ali o email principal, que assim poderá ser usado para efeitos de recuperação de conta caso alguma vez se esqueçam da palavra chave utilizada, coisa que também poderá ser feita através da introdução do número de telemóvel (que terá que ser confirmada através da introdução de um código que será enviado via SMS.)


E por fim, terão que preencher no campo (11) os números ou texto que forem apresentados na imagem, e que servem como processo de validação para comprovarem que são mesmo uma pessoa e não um sistema automático de criação de emails para efeitos de envio de publicidade indesejada (tradicionalmente designado como "spam").



E pronto, está feito. Basta clicarem no  botão que diz "Passo seguinte" e confirmarem que aceitam as condições de utilização do serviço, e estarão dentro da vossa caixa de correio do Gmail, em que poderão ler as mensagens que forem enviadas para o vosso endereço de email, assim como enviar emails para quem desejarem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)