2015/10/08

Facebook começa a testar "reacções" para expandir o Like com emoticons


O Facebook já tinha revelado estar a trabalhar num sistema que permitisse dar uma maior gama de expressões ao like, e esse sistema parece já estar a entrar em fase de teste para alguns utilizadores.


Desde logo o Facebook tinha dito que o sistema visava ampliar a gama de sentimentos sem que com isso se tornasse em algo negativo como um botão de "unlike"; e o método como o pretendem fazer parece ser através de um botão de like com gama alargada de emoticons disponíveis.

Muitos utilizadores (todos?) consideravam ridículo fazer-se um "like" a algo como uma notícia da morte de alguém, que deixava uma posição ambígua: seria um like de solidariedade e tristeza, ou um like de alguém a dizer que achava a muito bem que a pessoa tivesse morrido? Com esta versão expandida de "reacções", os utilizadores poderão reduzir a ambiguidade, substituindo o conhecido símbolo de like por coisas como um smiley sorridente, triste, surpreendido, ou zangado (entre outros.)

Parece-me uma excelente forma de resolver o problema, e de fácil utilização, Mas como sempre, teremos que esperar para ver se os testes do Facebook chegam à mesma conclusão e estas reacções fiquem disponíveis para todos os utilizadores do serviço.

3 comentários:

  1. Já testei!! So funciona se "tivermos" em Espanha ou Irlanda...
    Se metermos um dos outros emiticons em vez do like, se depois formos ver ca em portugal, esse emoticon nao aparece como like.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o FB escolheu Irlanda e Espanha por, aparentemente, serem os países onde os residentes têm menos amigos estrangeiros no Facebook (e assim podem usar as reacções com menor impacto nos que não as vêem.)

      Eliminar
  2. Vejo sempre com alguma cautela a passagem de um icon para vários, já que a lista de agora apresentada não terá nenhuma razão para n crescer para todos os emoticons e emoji, e daí para mini.memes (como já há no FB messenger e skype). No meio disto, pode-se perder a essencia, além de aumentar "Hi5vização" do Facebook! :P

    ResponderEliminar