2015/10/16

Forcy leva o 3D Touch aos iPhones sem 3D Touch


Uma das novidades dos iPhones 6S é o 3D Touch e a sua capacidade de diferenciar a pressão do toque para fazer diferentes operações; mas os utilizadores com iPhones mais antigos poderão também ter acesso a estas funções... se estiverem dispostos a recorrer ao jailbreak.

O jailbreak é muitas vezes associado à pirataria, permitindo um mais fácil acesso a apps pirateadas; mas na sua essência, o que permite é executar software que não se limita às restrições impostas pela Apple. É essa liberdade que permite aos utilizadores instalarem tweaks que modificam o comportamento de funções do sistema, como este que permite fazer uma simulação do 3D Touch.

O Forcy é um tweak disponível para quem fez jailbreak do seu iPhone, e que permite aceder aos menus quick actions 3D Touch das apps mesmo em iPhones que não suportem o 3D Touch (que actualmente são apenas os novos iPhones 6S e 6S plus). Estas quick actions aparecem quando se carrega "com força" no icon de uma app nos iPhones 6S, actuando como atalhos para funções frequentes - na app dos mapas temos acesso a fazer a navegção directa para casa ou enviar a nossa localização actual; na app da câmara podemos saltar directamente para uma selfie, ou gravar vídeo slow-motion; etc.

Uma vez que nos restantes iPhones não há forma de detectar a pressão do toque, o Forcy recorre a um gesto de deslizar para cima sobre o icon da app para fazer aparecer estes atalhos. Embora também actue sobre as previews das fotos, fazendo o "peek", não temos acesso a um verdadeiro peek/pop dentro das apps - embora comecem a surgir outros tweaks que prometam fazê-lo.

... Não me parece que seja motivo suficiente para justificar que alguém faça o jailbreak do seu iPhone; mas se já forem fãs do jailbreak, sem dúvida que poderá ser mais um tweak que poderão gostar de adicionar ao sistema.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)