2015/10/27

Mayor de Londres pede a legalização dos hoverboards na via pública


No Reino Unido, os hoverboard têm gerado alguma polémica, com a polícia a considerá-los ilegais para circularem na via pública, mas há quem peça bom senso para permitir que se faça um "regresso ao futuro" e se passem a permitir estes novos tipos de veículos.

Estes hoverboards não flutuam como os do Regresso ao Futuro, mas tem sido o nome usado para designar estes curiosos mini-Segways que consistem apenas numa pequena plataforma com duas rodas. Essa parecença estende-se também à sua proibição de circularem na via pública, pois sendo veículos eléctricos não podem circular nos passeios; mas por outro lado também não estão autorizados a circular nas estradas por não estarem legislados ou registados.

Desculpa que se torna um pouco complicada de digerir quando, por outro lado, há outros veículos eléctricos que são habitualmente usados pelo público sénior, e que têm permissão para circular por onde quiserem.


A situação parece ter chamado a atenção do próprio Mayor de Londres, que escreveu na sua coluna no jornal The Telegraph o absurdo que é deixar que leis com mais de um século, pensadas para impedir a circulação de animais nas estradas públicas, impeçam a utilização de novas classes de veículos futuristas, que poderiam ajudar bastante na mobilidade urbana.

... Poderá ser uma mudança que já vem tarde demais para popularizar o uso dos Segways, mas que poderá vir mesmo a tempo de promover o uso destes "hoverboards". Pode ser que, quando por cá se tiver (algum) Governo, algum dos nossos políticos possa fazer o favor de replicar este medida.

1 comentário: