2015/10/31

Reactor de fusão nuclear W7-X pode entrar em funcionamento em Novembro


A procura por fontes de energia há muito que nos faz sonhar com a fusão nuclear, e um novo reactor poderá revelar novos avanços já neste próximo mês de Novembro: o W7-X com a sua estranha configuração.

A fusão nuclear há muito que é perseguida por cientistas, mas tentar recriar aqui na Terra as condições que se passam no coração de uma estrela não é fácil; obrigando a enormes feitos de engenharia para conseguir criar um reactor que consiga manter no seu interior um plasma a mais de 100 milhões de graus(!) centígrados.

As várias experiências que se vão fazendo têm optado por um reactor do estilo "tokamak", que faz rodar o plasma num "donut" mantido por campos magnéticos; mas este W7-X europeu adopta uma variação deste formato conhecida por "stellerator" que promete ser segura. Para conseguir manter o plasma no interior em segurança, o mesmo tem que ser torcido. Neste novo reactor de fusão, esse efeito é conseguido usando o próprio formato do reactor, com aros de super-condutores meticulosamente concebidos por computador. Isto faz com que o reactor seja inerentemente mais seguro, mesmo em caso de algo correr mal - e, caso tudo corra como previsto, demonstrará também a sua viabilidade como reactor capaz de produzir energia para uso comercial (até ao momento, os reactores de fusão continuam a gastar mais energia para conseguir manter o plasma do que a que produzem).

Esperemos que tudo corra bem e se tenham boas notícias neste campo até ao final do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)