2015/10/21

Twitter esconde links dos seus destaques "Moments"


O Twitter tem tido uma atitude bastante preocupante nos últimos anos, e agora uma das suas mais recentes novidades volta a levantar preocupações, ao tentar esconder ainda mais os conteúdos externos.


O Twitter começou  como um serviço que, de tão simples que era até se tornava complicado explicar, com as suas mensagens curtas de 140 caracteres; mas aos poucos lá foi conquistando uma legião de fãs e utilizadores.

Nesses tempos iniciais o Twitter facilitava e incentivava o acesso ao seu serviço e a criação de complementos que melhoravam o serviço. Foi graças ao Twitter que se popularizaram os encurtadores de endereços, para que não ocupassem demasiado espaço no precioso espaço reduzido de um tweet; serviços de alojamento de imagens; e uma dezena de programas de acesso ao Twitter (muitos deles melhores que a sua própria app oficial).

Mas os tempos mudaram, e o Twitter começou a fechar portas por todo o lado. Proibindo ou limitando o acesso à sua plataforma por parte de outras apps; criando os seus próprios serviços que replicavam as funcionalidades que outros tinham desenvolvido; etc. etc. O desejo de tornar o Twitter numa máquina de fazer dinheiro começou a ser cada vez mais aparente, e que não olhava a meios para o conseguir fazer.

E agora chega o Moments...

O Twitter sempre foi encarado como a mais "imediata" das redes sociais. Qualquer acontecimento no mundo é quase sempre primeiramente relatado no Twitter, antes de depois saltitar de plataforma em plataforma e chegar às restantes redes sociais e sites noticiosos. O Moments é a última aposta do Twitter, que coloca essa visão do mundo em quase tempo-real em destaque, e que é uma excelente forma de capitalizar sobre essa vantagem que tem face às restantes redes sociais.


O problema é que ao fazê-lo, o Twitter optou também pela duvidosa opção de esconder o link referente à dita notícia!



Já sabemos que todas as plataformas/apps querem que os utilizadores lá passem a maior parte do tempo; mas o "link" continua a ser um elemento fundamental em todas elas para permitir uma fácil partilha ou registo. No caso do Twitter, os tweets destacados no Moments perdem esse link (que, refira-se, está presente e imediatamente visível no tweet original) escondendo-o atrás de vários passos obtusos para que se consiga chegar até ele.

Quem quiser aceder ao link de uma notícia num "moment", tem que clicar nas funções extra (os 3 pontinhos no canto do ecrã), escolher "ver Tweet" para saltar para o tweet original, e só aí poderá clicar no link ou copiá-lo para qualquer outro lado.

Será apenas mais um pormenor, dos muitos que têm sido feitos, que irá desagradar a muitos utilizadores que, com muita pena, começam a pôr em causa se continua a valer a pensa usarem este serviço (e os próprios sites noticiosos - e outros - também não irão gostar do Twitter começar a dificultar o processo dos utilizadores chegarem aos seus sites.)


... Imaginem só que o Google, em vez de começar a apresentar resultados das pesquisas, também nos apresentava apenas um excerto, e obrigava a fazer meia dúzia de cliques até se poder chegar à página que se desejava ver. :P

1 comentário:

  1. O Twitter vai de mal a pior, o Facebook há muito que morreu para mim, o Google+ também já anda a mexer na ordem da timeline e deve já deve ter a sentença de morte assinada.
    Um gajo começa a ficar sem muitas alternativas, qualquer dia ainda dou por mim a voltar ao MySpace ou ao Hi5.

    ResponderEliminar