2015/11/02

Apple tem app para mapeamento de interiores


Depois do GPS e da navegação no exterior se ter tornado comum, o próximo passo é o de fazer o mesmo no interior de edifícios. A Apple tem uma app que já permite ir marcando pontos de interesse no interior, para permitir essa navegação.

Não é segredo que a Apple há muito que está interessada nesta área, pois há anos que vai promovendo o uso do iBeacons como forma de direccionar os seus utilizadores para locais específicos, como lojas no interior de centros comerciais, ou até directamente até determinados produtos dentro das próprias lojas. Mas, agora parece que a Apple está a expandir esse conceito, para permitir o posicionamento no interior de edifícios mesmo sem o recurso aos iBeacons.

Esta app Indoor Survey está escondida na Apple Store, não aparecendo nos resultados mas estando acessível pelo link directo (para contas Apple norte-americanas). Com ela, os utilizadores podem marcar pontos de interesse no interior de edifícios, fazendo com que a app compile um registo dos sinais RF detectados, e que em conjunto com os restantes sensores de movimento presentes nos iPhones, permitirá identificar o local.

O sistema parece ser idêntico aos de vários outros projectos de mapeamento de interiores, e onde são usados coisas como a força de sinal das redes WiFi nas imediações, das torres de comunicação, e até da bússola, para criar "mapas de interiores" que em conjunto com os acelerómetros e giroscópio permitem ir mantendo uma localização relativamente fiável do utilizador no interior de um edifício. O objectivo será que, no futuro, ao se pesquisar por uma loja (por exemplo) o nosso smartphone não nos leve apenas até à porta do Centro Comercial, mas nos guie também no seu interior e nos leve directamente à loja pretendida - e quem sabe, até ao corredor ou mostruário que tem o produto que queremos.

Quem sabe... talvez no futuro surja uma app que até se encarregue de fazer a rota mais eficiente para comprarmos todos os produtos que queremos quando fazemos uma visita a um centro comercial ou uma grande superfície - e assim minimize as muitas distracções que nos tentam fazer comprar coisas que não se tinha na lista de compras.

2 comentários:

  1. No Google Maps já conseguimos ver algum mapeamento deste genero. Como por exemplo no El Corte inglês em Lisboa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nos mapas existe (não só nos do Google como nalguns outros). A questão é que de momento não consegues ter um posicionamento correcto no interior de edifícios, que é o que esta app pretende ajudar a fazer - criando as "assinaturas" que permitam localizar um utilizador com precisão nessas circunstâncias.

      Eliminar