2015/11/20

Facebook aprende a lidar com as separações


As relações entre pessoas são complicadas, especialmente quando acabam. O Facebook quer ajudar a minimizar os possíveis traumas e lança novas ferramentas para lidar com o fim das relações entre utilizadores.

A tecnologia evolui mas as pessoas continuam a ser pessoas, com todo o seu complexo espectro de emoções e sentimentos. Quando duas pessoas estão numa relação, ferramentas como o Facebook tornam-se num registo vivo dessa ligação... Mas quando as coisas não correm bem e a relação termina, o Facebook pode tornar-se num pesadelo, bombardeando-nos constantemente com coisas que a outra pessoa está a fazer e que provavelmente não se encarará da melhor forma tendo em conta a situação.

É isso que o Facebook quer resolver com novas ferramentas que procuram minimizar o impacto das separações. Supondo que não cortaram completamente as relações e se tornaram invisíveis um para o outro no Facebook, será possível dizer que se quer fazer uma "pausa" e ter menos notificações daquilo que a outra pessoa está a fazer, indo até ao ponto de remover as tags das fotos em que se for referido.

Não posso deixar de achar curioso que com o amadurecimento das redes sociais, se comecem a ter em consideração estes aspectos que muitas vezes se preferia não ter com que se lidar, mas que acabam por fazer parte "da vida" (aliás, tal como a própria morte, à medida que estas gerações do início do boom da internet vão envelhecendo, e muitas vezes deixando inacessíveis todo o seu legado digital - imaginem que a pessoa da família que até tem as fotos todas da família guardadas num serviço na cloud falece, e não há forma dos familiares recuperarem o acesso à sua conta.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)