A evolução nas câmaras digitais parece estar a estagnar, e é bom ver que finalmente a InVisage mostra-nos o que vale o seu sensor, capaz de capturar vídeo em HDR com gama dinâmica equivalente à da película e sem o efeito rolling shutter.
A InVisage tinha prometido um sensor de imagem revolucionário para câmaras, mas desde 2010 que permanecia bastante silenciosa, fazendo temer que se tratasse de mais um projecto que nunca veria a luz do dia. Felizmente, parece não ser o caso, e a empresa já está a mostrar o que vale o seu sensor, produzindo um pequeno filme para demonstrar as mais valias do seu sensor QuantumFilm.
Este novo sensor tem uma gama dinâmica bastante superior ao dos sensores convencionais, permitindo captar directamente imagens HDR mais próximas do que se obteria com película fotográfica, e tem também a grande vantagem de usar um global shutter, que evita os efeitos que tão bem conhecemos do rolling shutter - e que continuam a atormentar até os smartphones topo de gama.
Só nos resta esperar que não se passe mais meia década até que se volte a ouvir falar deste sensor; ou, melhor ainda, de que não demore tanto para que comece a chegar ao mercado e a incentivar os restantes fabricantes a darem também um salto nos sensores de imagem para os smartphones (nomeadamente, a Sony.)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)