2015/11/14

O intrigante número 33 no problema dos 3 cubos


A matemática é uma palavras que é suficiente para causar terror nalgumas pessoas, mas que por outro lado nos apresenta alguns problemas intrigantes capazes de fascinar qualquer pessoa, como é o caso deste número 33 na soma dos três cubos (e onde por "cubos" nos referimos a números ao cubo.)

A premissa inicial é simples: que números inteiros podem ser representados pela soma de outros quaisquer números inteiros ao cubo?
? = a3 + b3 + c3

É algo que parece ser extremamente simples... mas que depressa se revela numa ratoeira de proporções desesperantes, como nos explica o seguinte vídeo. Para além de descobrirmos que números poderemos desde logo eliminar, por nunca poderem ser representados sob essa forma, quaisquer que sejam os números; ficamos a saber também que ao lado de números de solução simples se podem encontrar números cuja solução é bem mais complicada... e que nos levam ao número 33, um número para o qual ainda não existe solução (e acreditem que há quem esteja a usar toda a potência dos computadores para a encontrar. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)