2015/12/28

Asus aplica Adblock Plus ao seu browser para Android


O ano de 2016 será um ano com menos publicidade para os utilizadores que usarem o browser disponibilizado pela Asus nos seus Android, já que a empresa fez uma parceria com o Adblock Plus para bloquear publicidade.

Esta parceria entre a Asus e o Adblock Plus volta a legitimar a utilização deste tipo de produtos, que acabam por se tornar cada vez mais necessários numa web que vai usando (e abusando) da publicidade.

Embora o número de utilizadores do browser da Asus seja reduzido (estimam-se que sejam 15 milhões) face ao número de utilizadores que optam por usar outros browsers mais populares, não deixa de ser uma medida que virá pressionar o Google. Afinal, o Chrome para Android começa a ficar na ingrata posição de ser um dos poucos que ainda não dá aos utilizadores uma forma fácil de bloquear publicidade (algo que até já a Apple fez no seu Safari no iOS).

Bem se sabe o quanto o Google depende da publicidade para manter as suas receitas, mas tal como permite que os utilizadores utilizem adblockers no Chrome nos desktops, será inevitável que tenha que fazer o mesmo também nas plataformas mobile... e esperemos que isso seja feito quanto antes, de modo a evitar "teorias criativas" quanto a essa demora.


... E deixamos para 2016 as muito complicadas questões de como poderão os serviços sobreviver se as receitas provenientes da publicidade começarem a cair a pique devido à utilização em massa dos adblockers. Uma situação que, caso se venha a verificar, acaba por ser uma simples reacção do mercado aos abusos praticados pelos próprios serviços a nível de "impingir publicidade".

1 comentário:

  1. Qualquer dia temos é no mercado pacotes tipo Spotify, Netflix etc, do género : 1 mês sem publicidade no seu browser = 9,99€ 1 ano = 49,99€.... LOL

    ResponderEliminar