2015/12/18

Como activar o agrupamento de fotos por rostos no Google Photos fora dos EUA


O Google Photos tem uma capacidade impressionante de auto-organização das nossos fotografias, mas há uma funcionalidade que está desactivada na Europa e que muitos utilizadores poderiam gostar de utilizar: o reconhecimento facial que permite fazer agrupamento de fotos pelos rostos.

Nos EUA, os utilizadores do Google Photos encontram nas definições do serviço uma opção que lhes permite seleccionar se querem agrupar as fotos por semelhança dos rostos. Uma funcionalidade que facilita encontrar fotos de determinada pessoa. Infelizmente (ou não, dependendo da vossa posição quanto a estes assuntos) para evitar as habituais complicações com as regras de privacidade na Europa, é algo que não se encontra disponível deste lado do Atlântico, a não ser que recorram a um pequeno truque.

[a opção "Group similar faces" que está ausente para os utilizadores europeus]


Para se conseguir que esta opção apareça, será necessário enganar o Google temporariamente, de modo a entrarem no serviço pela primeira vez como se estivessem nos EUA; algo que poderão fazer usando uma VPN.

  1. Usar uma VPN e escolher um servidor nos EUA (podem usar o TunnelBear ou outro que permita seleccionar o uso de um servidor localizado nos EUA)
  2. Num dispositivo Android, ir a Settings > Apps > Photos > Clear Data.
    Num dispositivo iOS apagar completamente a app e reinstalá-la (podem fazer isto na app store portuguesa, mas não abram a app pela primeira vez até que estejam com a VPN activa.)
  3. Abrir a app Google Photos e seguir a sequência inicial
  4. Ir aos Settings e activar o Group Similar Faces.
  5. Desligar a VPN. Só é necessária para activar a opção, ficando activa de agora em diante.


Bem que podemos agradecer a preocupação com a nossa privacidade... mas tratando-se de uma opção que tem que ser activada por cada utilizador que deseje ter acesso a esta funcionalidade; não me parece que fosse assim tão grave permitirem que cada utilizador pudesse tomar essa decisão por si, sem ter que recorrer a tais métodos para lá conseguir chegar.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Sendo assim há sempre a opção de ir lá fisicamente ligar a opção :p

    ResponderEliminar
  3. Sendo assim há sempre a opção de ir lá fisicamente ligar a opção :p

    ResponderEliminar
  4. Demora pelo menos 24h até começarem a ver as caras agrupadas. Por isso não se preocupem se não vêem nada.

    ResponderEliminar