2015/12/14

Ctrl One permite escurecer as lentes dos óculos com um só toque

Nem só de hoverboards e sapatilhas que se apertam automaticamente o mundo está à espera. Há também quem sonhe com a possibilidade de ter uns óculos que possam escurecer de forma instantânea sempre que se queira, e é isso mesmo que permitem estes óculos da Ctrl One.

Há muitas décadas atrás, os óculos fotocromáticos que escureciam com a luz do sol fizeram enorme sucesso. Infelizmente, a transição entre modo "claro/escuro" era feito de forma demasiado lenta e praticamente imperceptível, o que não produzia o efeito pretendido.

Estes óculos da Ctrl One resolvem esse problema recorrente a um película electrónica que permite escurecer os óculos de forma imediata, ao simples toque de um botão - ou então de forma automática, sempre que detecta um nível de luminosidade elevado (e regressando à transparência total quando volta a detectar um ambiente com pouca luminosidade.)

Este projecto teve origem numa campanha de crowdfunding no Indiegogo, que até ao momento ainda não entregou os óculos aos investidores, dizendo que irão haver algumas semanas de atraso face ao prazo estabelecido (que seria agora durante o mês de Dezembro), pelo que fica ao critério de cada decidir se confia na sua palavra de que tudo está a correr bem e que poderão ter estes óculos electrónicos a tempo do próximo Verão.


P.S. Estes óculos necessitam de energia para manter as lentes escuras, tendo uma autonomia de 70h com a bateria recarregável integrada. Quando a bateria acaba passam ao modo de transparência total. Para a próxima versão está planeada a possibilidade de se ajustar o grau de escurecimento das lentes (e uma vez que quando se quer lentes escuras é quando há mais luz, eu sugeria trocarem a bateria por um painel solar - quem sabe, daqueles transparentes, que poderia ser aplicado nas próprias lentes. :)

1 comentário:

  1. A UTAD ´desenvolveu á coisa de uns meses umas lentes fotocromáticos que escurecem em poucos segundos e que não necessitam de baterias podendo ser usadas em óculos normais, sendo umas simples lentes com o pigmento, e já tem parceiros para produção.

    ResponderEliminar