2015/12/21

FLAG lança Academias de Videojogos


Criar videojogos é algo que faz parte do sonho de muitas pessoas, mas que não sabem sequer por onde começar. A FLAG vai arrancar em 2016 com duas academias na área dos videojogos que poderão resolver essa questão, relativamente à programação e ao design de videojogos.

A FLAG lançou recentemente duas novas Academias na área de Videojogos: formações extensas e extremamente práticas, desenhadas para preparar e qualificar todos os interessados em seguir uma profissão ligada ao desenvolvimento e/ou design de videojogos, ambas em contexto 2D. Com o objectivo de dotar os participantes das competências necessárias para programar, publicar e criar arte bidimensional de videojogos, nestas Academias são ainda promovidas a coordenação e o trabalho em equipa entre programadores e artistas, assim como a aproximação ao mercado de trabalho.

As Academias de Videojogos foram desenvolvidas em parceria com reconhecidas empresas na área de videojogos a actuar em Portugal, e os seus representantes integrarão a equipa de formadores a ministrar estes cursos. Entre eles, Filipe Duarte Pina - diretor da Nerd Monkeys, Nélio Codices - fundador da Battlesheep e Nuno Folhadela - fundador da Bica Studios, todos eles especialistas reconhecidos na área que irão mostrar toda a sua experiência, através de uma formação prática, atual e adequada às reais necessidades do mercado.

A Academia de Programação de Videojogos tem a duração total de 312h de formação presencial e integra no seu programa curricular temáticas como: Iniciação à produção e gestão dos videojogos, Game Design, Programação Avançada, Arquitetura Mobile, entre outros. A Academia de Design de Videojogos cuja duração total é de 288 horas, aborda temas como: Arte Conceptual, Pixel Art e Paletes de Cor, Animação 2D e Otimização de Arte, entre outros.

No que diz respeito à metodologia de formação, as Academias FLAG de Programação de Videojogos e de Design de Videojogos são orientadas para a aplicação prática das competências desenvolvidas e privilegiam o trabalho em equipa entre artistas e programadores, permitindo a elaboração de portfólio a todos os participantes.

Durante a formação serão desenvolvidos e publicados 3 jogos de complexidades distintas e para diferentes plataformas - em iOS, Android ou Windows Phone -, projetos estes que permitirão aos participantes das duas Academias trabalhar em conjunto, simulando o real contexto de trabalho em equipa, cruzando a componente de Design com a componente de Programação.


As Academias FLAG de Programação de Videojogos e de Design de Videojogos têm início em maio de 2016 e terminam em Janeiro de 2017. Estas Academias irão decorrer às segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 22h00, e sábados, das 10h00 às 17h00. Apenas disponível na FLAG Lisboa, estes cursos têm apenas 12 vagas disponíveis.

Pela natureza das suas turmas limitadas a 12 vagas, a FLAG definiu um processo de candidatura, que se inicia com a marcação de uma entrevista de aferição.

Mais detalhes sobre as Academias FLAG de Videojogos em: www.flag.pt/academia_videojogos

1 comentário:

  1. Não serve para mim mas estas notícias são as melhores, oportunidades de bons trabalhos :)

    ResponderEliminar