2015/12/17

Hacker que crackou iPhone e PS3 quer agora revolucionar os carros sem condutor


George Hotz (mais conhecido por geohot) que ganhou fama mundial por ser o primeiro hacker a crackar um iPhone e posteriormente a "incrackável" PS3 da Sony, tem agora uma nova missão: fazer na sua garagem aquilo que grandes empresas têm tentado fazer com equipas de centenas de pessoas e centenas de milhões de dólares investidos; criar um automóvel autónomo pronto a ser comercializado.

Hotz está profundamente chateado pelo facto de empresas como a Tesla (e outras) estarem a recorrer a tecnologia fornecida por empresas como a Mobileye para os seus sistemas de assistência à condução; tecnologia que ele considera ser completamente obsoleta. Para isso, a sua opção é demonstrar que é capaz de fazer melhor... e por muito louca que pareça esta ideia... será melhor não o subestimarem.


Para isso, Hotz comprou um carro e hardware comercialmente disponível, por uma fracção do custo que tradicionalmente se pagaria (e até se gaba do seu Honda ter um touchscreen maior que o dos Tesla). Com tudo ligado e a magia do seu software a funcionar, este carro é já capaz de circular pelas estradas em modo de piloto automático - e isto foi conseguido no espaço de apenas um mês! Embora ainda muito esteja por fazer, diz que daqui por 5 ou 6 meses irá fazer um teste em que irá desafiar um Tesla para uma competição de condução, e que não tem dúvidas que o seu Honda artesanal feito na sua garagem irá superá-lo.

Uma competição que sobe de tom depois do próprio Elon Musk ter vindo desvalorizar este projecto, dizendo que duvida que uma pessoa só, ou pequena equipa, seja capaz de fazer aquilo que empresas grandes têm tido enorme dificuldade em fazer.



Quem sabe, poderemos estar a assistir ao nascimento de um novo império, ao estilo do que aconteceu com Steve Jobs e Wozniak com a Apple; ou Larry Page e Sergey Brin com o Google; sabendo-se que esta revolução nos automóveis sem condutor irá potenciar enormes mudanças na sociedade.

Seja como for, ficamos a aguardar por este duelo automobilístico sem condutor lá para o Verão de 2016... Vai ser um desafio que todos iremos querer acompanhar atentamente! (E bem que seria interessante ver Elon Musk a ter que "comer" as suas palavras. :)

4 comentários:

  1. Venham eles, quantos mais ao barulho mais rápido chega ao mercado !!!

    ResponderEliminar
  2. Este gajo é um génio a ideia dele de aprendizagem progressiva de condução é WoW.

    ResponderEliminar
  3. Este senhor vai derrubar uma vez mais um império criado pelas Marcas. Espero que esteja ciente dos perigos que isso acarreta. Fico aguardar novidades, e obrigado pelo Jailbreak :)

    ResponderEliminar